Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65750
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Emilly Camilly de Aguiar Pereira | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Alanis de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T16:57:58Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T16:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emilly Camilly de Aguiar Pereira; CAVALCANTI, Alanis de Souza. Relações de Licenciandas/os em Pedagogia com a Educação Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65750 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais relações que as/os licenciandas/os em Pedagogia estabelecem com a Educação Matemática. Buscou-se identificar possíveis diferenças entre aqueles/as que já cursaram os componentes de Fundamentos do Ensino de Matemática e aqueles/as que ainda não os cursaram, bem como investigar as dificuldades mais comuns enfrentadas, apontando fatores que podem contribuir para tais desafios. Adotamos uma abordagem qualitativa, na qual foram produzidos dados empíricos por meio de um questionário misto, aplicado em formulário online. Os participantes foram licenciandas/os em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife, que estavam no 1o e 6°, 7°, 8°, 9° e 10° períodos. Os dados foram analisados a partir da análise categorial, fundamentando-se em pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam a caracterização do sentimento/emoção de receio/medo, em sua grande maioria, apesar disso, essa relação sofre influência positiva dos componentes curriculares. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Letramento Matemático | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_BR |
dc.title | Relações de Licenciandas/os em Pedagogia com a Educação Matemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7142011212775833 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1371746319642464 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8396243868031773 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-4437-2166 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EMILLY SILVA E ALANIS CAVALCANTI.pdf | 303,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Alanis_e_Emilly_Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_assinado.pdf | 205,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons