Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65750

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Emilly Camilly de Aguiar Pereira-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Alanis de Souza-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:57:58Z-
dc.date.available2025-09-03T16:57:58Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, Emilly Camilly de Aguiar Pereira; CAVALCANTI, Alanis de Souza. Relações de Licenciandas/os em Pedagogia com a Educação Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65750-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais relações que as/os licenciandas/os em Pedagogia estabelecem com a Educação Matemática. Buscou-se identificar possíveis diferenças entre aqueles/as que já cursaram os componentes de Fundamentos do Ensino de Matemática e aqueles/as que ainda não os cursaram, bem como investigar as dificuldades mais comuns enfrentadas, apontando fatores que podem contribuir para tais desafios. Adotamos uma abordagem qualitativa, na qual foram produzidos dados empíricos por meio de um questionário misto, aplicado em formulário online. Os participantes foram licenciandas/os em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife, que estavam no 1o e 6°, 7°, 8°, 9° e 10° períodos. Os dados foram analisados a partir da análise categorial, fundamentando-se em pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam a caracterização do sentimento/emoção de receio/medo, em sua grande maioria, apesar disso, essa relação sofre influência positiva dos componentes curriculares.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLetramento Matemáticopt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.titleRelações de Licenciandas/os em Pedagogia com a Educação Matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7142011212775833pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1371746319642464pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-4437-2166pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EMILLY SILVA E ALANIS CAVALCANTI.pdf303,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Alanis_e_Emilly_Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_assinado.pdf205,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons