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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65761
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENEZES, Patrícia Nelly Alves Meira | - |
dc.contributor.author | MANTA, Álvaro | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MANTA, Álvaro. Os benefícios da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista. 2025. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65761 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga os benefícios da prática da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa adota o método de revisão integrativa da literatura, permitindo uma análise crítica e abrangente de estudos nacionais e internacionais publicados nos últimos quinze anos. Foram selecionados dez artigos que tratam da natação como intervenção principal ou complementar no processo de socialização de crianças com TEA. Os resultados revelam que a natação oferece vantagens significativas tanto no aspecto físico quanto emocional e social, favorecendo a interação entre pares, a comunicação não verbal, o desenvolvimento da autonomia e o fortalecimento da autoestima. O ambiente aquático, por suas propriedades sensoriais, contribui para a autorregulação e redução de comportamentos estereotipados, aspectos frequentemente desafiadores em crianças com o transtorno. Além disso, as aulas de natação, especialmente aquelas com metodologias lúdicas e adaptadas, se mostram eficazes na promoção da inclusão social, quando mediadas por profissionais capacitados. A conclusão aponta que a natação pode ser uma ferramenta poderosa no contexto educacional e terapêutico, ao estimular não apenas o desenvolvimento psicomotor, mas também ao facilitar a construção de vínculos sociais. O estudo reforça a necessidade de ampliar o acesso a programas de natação inclusiva, considerando seu potencial como estratégia complementar no cuidado e desenvolvimento integral de crianças com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Os benefícios da natação no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1845550435165352 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the benefits of swimming in developing social skills in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research uses an integrative literature review method, allowing for a critical and comprehensive analysis of national and international studies published over the past fifteen years. Ten articles were selected that address swimming as a primary or complementary intervention in the socialization process of children with ASD. The results reveal that swimming offers significant advantages in both physical, emotional, and social aspects, fostering peer interaction, nonverbal communication, the development of autonomy, and strengthening selfesteem. The aquatic environment, due to its sensory properties, contributes to self-regulation and the reduction of stereotypical behaviors, aspects often challenging in children with the disorder. Furthermore, swimming lessons, especially those with playful and adapted methodologies, prove effective in promoting social inclusion when facilitated by trained professionals. The conclusion suggests that swimming can be a powerful tool in educational and therapeutic settings, stimulating not only psychomotor development but also facilitating the development of social bonds. The study reinforces the need to expand access to inclusive swimming programs, considering their potential as a complementary strategy in the care and comprehensive development of children with ASD. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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