Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65771

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Eva Rolim-
dc.contributor.authorJERONIMO, Lucas Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-09-04T13:56:17Z-
dc.date.available2025-09-04T13:56:17Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.citationJERONIMO, Lucas Ribeiro. Design da informação para identificação de glúten e lactose no painel frontal de embalagens de macarrão, leite UHT e bebidas vegetais : o olhar dos consumidores com restrição alimentar. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65771-
dc.description.abstractQuando se trata da identificação das informações sobre alimentos industrializados, o painel frontal das embalagens exerce um papel fundamental, especialmente para pessoas com restrições alimentares. O Design da Informação surge como uma área com grande potencial de contribuição para aprimorar esse processo. O objetivo deste estudo é investigar o painel frontal das embalagens de macarrão, leite UHT e bebida vegetal para dietas com restrição a glúten e lactose, sob a perspectiva do Design da Informação, de modo a compreender as dificuldades de identificação dessas restrições percebidas pelos consumidores e analisadas pelo pesquisador, assim como, propor recomendações de Design da Informação acerca das alegações de restrição. A metodologia de abordagem qualitativa, contém revisão sistemática da literatura, procedimentos metodológicos de análise do pesquisador de 10 embalagens de macarrão, 6 de leite UHT e 9 de bebidas vegetais, desenvolvimento de embalagens fictícias, e pesquisa de campo contendo questionário e experimento online com 53 pessoas com as restrições alimentares em questão. Os resultados apontam para recomendações da combinação de texto e pictograma formando uma unidade gráfica equilibrada, indica-se terminologias específicas para cada tipo de produto, além de pictogramas em flat design com ícones específicos para cada produto e utilização do maior tamanho especificado no experimento para as alegações, respeitando a proporcionalidade da embalagem. Não houve consenso sobre a posição ideal, mas sugere-se posicionamentos centralizados com bordas de isolamento. Os dados da pesquisa de campo mostram que mesmo consumidores com boa escolaridade e acesso à informação ainda enfrentam dificuldades quanto à clareza das embalagens e das alegações de restrição. Fatores pessoais, ambientais e a desconfiança nas informações também influenciam na identificação destes produtos. Logo, melhorias a partir do Design da Informação são fundamentais para garantir maior padronização, segurança e acessibilidade na comunicação sobre restrições alimentares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPainel Frontal de Embalagenspt_BR
dc.subjectDesign da Informaçãopt_BR
dc.subjectRestrição alimentarpt_BR
dc.subjectGlútenpt_BR
dc.subjectLactosept_BR
dc.titleDesign da informação para identificação de glúten e lactose no painel frontal de embalagens de macarrão, leite UHT e bebidas vegetais : o olhar dos consumidores com restrição alimentarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1786775373568289pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8785972548547906pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxWhen it comes to identifying information about processed foods, the front-of-package plays a fundamental role, especially for people with dietary restrictions. Information Design emerges as an area with great potential to contribute to improving this process. The aim of this study is to investigate the front-of-package of pasta, UHT milk, and plant-based beverage for gluten and lactose restricted diets from an Information Design perspective in order to understand the difficulties consumers perceive in identifying these restrictions, as analyzed by the researcher, and to propose Information Design recommendations regarding restriction claims. The qualitative approach methodology includes a systematic review of the literature, methodological procedures for the researcher's analysis of 10 pasta packages, 6 UHT milk packages, and 9 plant-based beverage packages, the development of fictitious packages, and field research consisting of a questionnaire and online experiment with 53 people with the dietary restrictions in question. The results point to recommendations for combining text and pictograms to form a balanced graphic unit, specific terminology for each type of product, flat design pictograms with specific icons for each product, and use of the largest size specified in the experiment for claims, respecting the proportionality of the packaging. There was no consensus on the ideal position, but centralized positioning with isolation borders is suggested. Field research data show that even consumers with good education and access to information still face difficulties regarding the clarity of packaging and restriction claims. Personal and environmental factors and mistrust of information also influence the identification of these products. Therefore, improvements based on Information Design are essential to ensure greater standardization, safety, and accessibility in communication about dietary restrictions.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Lucas Ribeiro Jeronimo.pdf45,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons