Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65792
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria de Fatima de Souza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Joicy Leide de França | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T12:26:54Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T12:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joicy Leide de França. Representações sociais e a edição genética de embriões humanos entre estudantes universitários. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65792 | - |
dc.description.abstract | Como se estruturam os elementos presentes no campo representacional da edição genética de embrião humano? Em qual contexto os indivíduos tendem a posicionar-se de modo mais favorável à potencial aplicação da técnica em circunstâncias cotidianas? Este trabalho de pesquisa intencionou responder essas perguntas através da análise de conteúdos de representação social e de sua relação com as atitudes sobre edição genética de embrião humano entre os estudantes de ciências biológicas, psicologia e direito. Para tanto, buscamos satisfazer os seguintes objetivos específicos: a) identificar o conteúdo das representações sociais entre os estudantes de ciências biológicas, psicologia e direito; b) apreender possíveis consensos e dissensos presentes nas representações sociais sobre edição genética compartilhadas entre os grupos estudados; c) investigar possíveis conflitos bioéticos e religiosos presentes nas representações sobre edição genética de embrião humano entre os grupos estudados; d) perscrutar possíveis contextos em que estes futuros profissionais se posicionem de modo mais ou menos favorável ao uso prático da edição genética de embriões humanos. Metodologicamente, o desenho de pesquisa possui teor explicativo, utilizando análises quantitativas sobre dados quantitativos e qualitativos. Como hipóteses desta pesquisa, sistematizamos quatro eixos: H1 - Ser praticante de religião interfere no posicionamento mais ou menos favorável dos sujeitos frente ao objeto; H2 - A orientação política interfere na atitude dos sujeitos frente ao objeto; H3 - Estudantes de Direito, Ciências Biológicas e Psicologia representam objetos conflituosos do campo bioético de modos distintos; e H4 - A finalidade para qual será utilizada a técnica de edição genética de embrião humano torna o sujeito mais ou menos favorável à prática da mesma. Podemos afirmar aqui que todas as hipóteses deste trabalho foram confirmadas uma vez que pudemos enxergar através dos dados a saliência dessas variáveis ora atuando nos processos de objetivação, ora implicadas nos sistemas de ancoragens, que se ligam também a dimensão atitudinal sobre a técnica. Podemos observar também que a proximidade com o grupo afetado por uma doença ou deficiência ou ser membro desse grupos, altera o modo como esses sujeitos constroem crenças e se posicionam frente a prática da edição genética. Investigar as nuances advindas das proximidades dos sujeitos com as modificações através de estudos que considerem comparações entre endogrupo vs exogrupo pode fornecer pistas interessantes para o desenvolvimento de estudos futuros. Diante disso foi possível perceber também a efervescência dos debates acerca da legitimidade social de estudos que envolvem a modificação de embriões humanos. Este nicho de pesquisas é envolto de controvérsias edivergências, a começar pelo caráter ambíguo da condição do embrião. Esse status diverge entre os grupos sociais especialmente por não existir um consenso sobre quando se inicia a vida humana, ou quando se deve atribuir a um embrião o status de pessoa de direitos, que se submete às leis, moral e ética humana. O panorama de incertezas de dissensos a respeito do objeto de estudos investigado nesta dissertação é solo fértil para o surgimento de representações sociais, sendo esta a principal lente teórica a partir da qual é lançada luz para a discussão dos resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Edição genética de embrião humano | pt_BR |
dc.subject | Teoria das representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Representações sociais e a edição genética de embriões humanos entre estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1418486920721089 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8991172780503312 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | How are the elements present in the representational field of human embryo gene editing structured? In which context do individuals tend to position themselves more favorably towards the potential application of the technique in everyday circumstances? This research aimed to answer these questions by analyzing the content of social representations and their relationship to attitudes about human embryo genetic editing among students of biological sciences, psychology and law. To this end, we sought to satisfy the following specific objectives: a) identify the content of social representations among students of biological sciences, psychology and law; b) apprehend possible consensuses and dissensuses present in the social representations about genetic editing shared between the groups studied; c) investigate possible bioethical and religious conflicts present in the representations about genetic editing of human embryos between the groups studied; d) scrutinize possible contexts in which these future professionals position themselves more or less favorably towards the practical use of genetic editing of human embryos. Methodologically, the research design has an explanatory content, using quantitative analysis of quantitative and qualitative data. As hypotheses of this research, we systematized four axes: H1 - Being a practicing religion interferes in the more or less favorable position of the subjects towards the object; H2 - The political orientation interferes in the attitude of the subjects towards the object; H3 - Students of Law, Biological Sciences and Psychology represent conflicting objects of the bioethical field in distinct ways; and H4 - The purpose for which the technique of genetic editing of human embryos will be used makes the subject more or less favorable to its practice. We can state here that all the hypotheses of this study were confirmed, since we could see through the data the salience of these variables, sometimes acting in the objectification processes, sometimes implicated in the anchoring systems, which are also linked to the attitudinal dimension about the technique. We can also observe that the proximity to the group affected by a disease or disability, or being a member of this group, alters the way these subjects construct beliefs and position themselves in relation to the practice of gene editing. Investigating the nuances arising from the proximity of the subjects with the modifications through studies that consider comparisons between endogrupo vs. exogrupo can provide interesting clues for the development of future studies. Given this, it was also possible to notice the effervescence of debates about the social legitimacy of studies involving the modification of human embryos. This niche of research is shrouded in controversy and divergence, starting with the ambiguous status of the embryo. This status diverges among social groups, especially because there is no consensus on when human life begins, or when an embryo should be given the status of a person with rights, who is subject to human laws, morals, and ethics. The panorama of uncertainties and disagreements about the object of studies investigated in this dissertation is fertile ground for the emergence of social representations, this being the main theoretical lens from which light is shed for the discussion of the results. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Joicy Leide de França Santos.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons