Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65796

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorPAULA, Edjane Vieira Bentzen de-
dc.date.accessioned2025-09-05T14:33:30Z-
dc.date.available2025-09-05T14:33:30Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.identifier.citationPAULA, Edjane Vieira Bentzen de. "Me formarei, e agora?" : a dinâmica imaginativa de adolescentes negros(as) sobre a escolha profissional. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65796-
dc.description.abstractDurante sua trajetória de vida, o ser humano está a todo o tempo fazendo escolhas, seja entre duas ou mais opções, trazidas de contextos reais ou imaginados. Tanto para uma quanto para a outra situação, nos distanciamos do aqui e agora e imaginamos como seria cada uma das opções. Dentre os múltiplos cenários em que os processos imaginativos atuam na vida humana, a escolha profissional ganha destaque como uma etapa que marca fortemente o período da adolescência. Em face a esse contexto, a situação do adolescente negro, é ainda mais desafiadora considerando o cenário que se constitui a partir do que a literatura denomina de racismo estrutural. Diante disso, a presente dissertação se ancorou nos pressupostos teórico- metodológicos da Psicologia histórico cultural para investigar de que maneira a dinâmica imaginativa dos adolescentes negros, sobre sua inserção no mercado de trabalho, repercute na sua escolha profissional. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, por meio da abordagem do estudo de caso, tendo como participantes dois adolescentes, terceiranistas de escola pública da Região Metropolitana do Recife, que se autodeclararam negros. Para a construção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o recurso denominado caixa de surpresas como ferramenta para acessar a dinâmica imaginativa dos adolescentes negros sobre a escolha profissional. Foram realizados quatro encontros, gravados, transcritos literalmente e interpretados à lente analítica dos núcleos de significação, formulados por Aguiar e Ozella (2006, 2013), que destacam a apreensão dos sentidos presentes na narrativa do sujeito. Ademais, foram consideradas as seguintes categorias teóricas de análise sobre o processo imaginativo: na primeira foram identificados todos os conteúdos em que a atividade imaginativa possibilitou uma expansão da experiência dos participantes (Zittoun; Gillespie, 2016); na segunda categoria teórica de análise, foram elencados os momentos em que os processos imaginativos restringiram as possibilidades do adolescente, no sentido de trabalharem de forma a inibir a capacidade de ação deles (Andrade, 2022), na terceira, conteúdos em que a atividade imaginativa se expressou de forma reprodutiva, ou seja, se voltou para o passado, repetindo experiências anteriores (Vigotski, 2018) e, a quarta categoria, conteúdos em que a atividade imaginativa se expressou de forma criativa, a saber, se projetou para o futuro, resultando em um produto absolutamente novo (ibidem, 2018). A partir da análise dos dados construídos foi observado que o adolescente negro imagina sobre a escolha profissional uma profissão que rompe com a repetição da história laboral da família, marcada pelo racismo estrutural, com vistas a conquistar estabilidade financeira, valorização profissional e reconhecimento pessoal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEscolha profissionapt_BR
dc.title"Me formarei, e agora?" : a dinâmica imaginativa de adolescentes negros(as) sobre a escolha profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9323522534456951pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxDuring their life journey, human beings are constantly making choices, whether between two or more options, brought from real or imagined contexts. In both situations, we distance ourselves from the here and now and imagine what each of the options would be like. Among the multiple scenarios in which imaginative processes act in human life, professional choice stands out as a stage that strongly marks the period of adolescence. In this context, the situation of black adolescents is even more challenging considering the scenario that is constituted from what the literature calls structural racism. In view of this, this dissertation was anchored in the theoretical-methodological assumptions of historical-cultural Psychology to investigate how the imaginative dynamics of black adolescents, regarding their insertion in the job market, impacts their professional choice. The methodology adopted was qualitative in nature, using a case study approach. The participants were two high school seniors from a public school in the Metropolitan Region of Recife who self-identified as black. To construct the data, semi- structured interviews were conducted and the resource called surprise box was used as a tool to access the imaginative dynamics of black adolescents regarding professional choice. Four meetings were held, recorded, transcribed literally and interpreted through the analytical lens of the nuclei of meaning, formulated by Aguiar and Ozella (2013), which highlight the apprehension of the meanings present in the subject's speech. Furthermore, the following theoretical categories of analysis were used regarding the imaginative process: in the first, all the contents in which the imaginative activity enabled an expansion of the participants' experience were identified (Zittoun; Gillespie, 2016); in the second theoretical category of analysis, in turn, the moments in which the imaginative processes restricted the adolescent's possibilities were listed, in the sense of working in a way that inhibited their capacity for action (Andrade, 2022), in the third, content in which the imaginative activity was expressed in a reproductive way, that is, it looked back to the past, repeating previous experiences (Vigotski, 2018) and, the fourth category, content in which the imaginative activity was expressed in a creative way, that is, it projected itself into the future, resulting in an absolutely new product (ibidem, 2018). From the analysis of the data collected, it was observed that black adolescents imagine a career choice that breaks with the repetition of the family's work history, marked by structural racism, with a view to achieving financial stability, professional recognition and professional development.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edjane Vieira Bentzen De Paula.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons