Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65807

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBazante, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, João Batista da-
dc.date.accessioned2025-09-06T10:06:37Z-
dc.date.available2025-09-06T10:06:37Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-05-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, João Batista da. Inclusão de pessoas autistas na educação básica: panorama dos TCCs produzidos nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65807-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como intenção, para o processo de investigação, analisar nos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que tenham realizado pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante desse desejo, surgiu o seguinte questionamento: quais as contribuições realizadas nos TCCs dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática do CAA para o ensino de pessoas autistas? Percebemos então, a pertinência de tomar como objetivo geral: Analisar, a partir de um levantamento no repositório do Centro Acadêmico do Agreste, os trabalhos que apresentem contribuições para o ensino de ciências e matemática aos alunos com Transtorno do Espectro Autista e nesse caminhar, foi definida a abordagem qualitativa de pesquisa, com identificação e análise dos TCCs a partir do repositório do Centro Acadêmico do Agreste, mais especificamente, de três dos cursos que compõem o Núcleo de Formação Docente. A escolha de apenas três cursos deve-se ao fato da proximidade científica entre as áreas. Para tanto, ao longo do trabalho, são apresentadas leis que garantem a inclusão e o direito de um ambiente escolar inclusivo, tal como, a problemática do ensino de Ciências e Matemática para os estudantes com TEA. No Repositório Digital da UFPE/CAA, na seção do Núcleo de Formação Docente (NFD), focamos nos TCCs que abordassem a temática do autismo. A pesquisa mostrou que ainda temos uma pequena quantidade de trabalhos realizados pelos discentes na área da educação inclusiva e ainda menor, no que diz respeito ao ensino ciências e matemática que tratem sobre TEA. Desse modo, a escassez de trabalhos na área da temática central de nossa investigação, indica que precisam ser desenvolvidas, ainda, mais pesquisas, seja teórica ou de campo, para que novas formas de trabalhar o ensino inclusivo de ciências e matemática, sejam produzidas, ampliando as possibilidades de se ter uma educação inclusiva, com reconhecimento do direito a produção do conhecimento pelos estudantes atípicos.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino Inclusivo de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTrabalhos de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleInclusão de pessoas autistas na educação básica: panorama dos TCCs produzidos nas licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNascimento, Edjane de Oliveira Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aimed, as part of the investigative process, to analyze the undergraduate thesis papers (TCCs) from the Physics, Chemistry, and Mathematics teacher education programs that conducted research on Autism Spectrum Disorder (ASD). Based on this intent, the following question arose: What contributions have been made in the thesis from the Physics, Chemistry, and Mathematics teaching programs at CAA to the education of autistic individuals? Thus, the main objective was defined: to analyze, through a survey in the repository of the Centro Acadêmico do Agreste (CAA), the academic works that present contributions to the teaching of science and mathematics to students with Autism Spectrum Disorder. To that purpose, a qualitative research approach was chosen, with the identification and analysis of TCCs from the CAA repository—specifically from three programs that are part of the Teacher Education Center. The selection of only three programs was due to the scientific proximity among these fields. Throughout the study, laws that ensure inclusion and the right to an inclusive school environment are presented, as well as the challenges of teaching Science and Mathematics to students with ASD. In the UFPE/CAA Digital Repository, within the section of the Teacher Education Center (NFD), we focused on TCCs that addressed the topic of autism. The research showed that there is still a small number of academic works produced by students in the area of inclusive education—and an even smaller number when it comes to Science and Mathematics education related to ASD. Therefore, the scarcity of works within the central theme of our investigation indicates that more research—both theoretical and field-based—needs to be developed, so that new ways of approaching inclusive teaching of science and mathematics can be produced, thereby expanding the possibilities for truly inclusive education, with recognition of the right of neurodivergent students to produce knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6423430020123615pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Batista da Silva Filho.pdf287,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons