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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65816
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mariana Alexsandra de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T12:37:18Z | - |
dc.date.available | 2025-09-08T12:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariana Alexsandra de Melo e. Educação alimentar e nutricional como estratégia de promoção da saúde e sustentabilidade no ambiente escolar: uma experiência em Vitória de Santo Antão/PE. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65816 | - |
dc.description.abstract | A adolescência é uma fase crucial para a consolidação de hábitos alimentares que impactam diretamente a saúde presente e futura. No entanto, observa-se entre os adolescentes um elevado consumo de alimentos ultraprocessados, comportamentos sedentários e práticas alimentares inadequadas, fatores associados ao aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Neste contexto, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) configura-se como uma estratégia essencial para promover escolhas alimentares conscientes, sustentáveis e culturalmente apropriadas. Este estudo teve como objetivo desenvolver ações de EAN com estudantes do 7º ano de uma escola pública no município de Vitória de Santo Antão/PE, visando fortalecer o empoderamento dos adolescentes quanto à alimentação adequada, saudável e sustentável. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa, dividida em três etapas: (1) diagnóstico dos hábitos alimentares, comportamentos e estado nutricional; (2) oficinas educativas de EAN; e (3) atividade de encerramento com avaliação participativa. Participaram do estudo 52 escolares, com idades entre 11 e 15 anos. A avaliação antropométrica revelou que 32,7% apresentavam excesso de peso. Os dados também apontaram elevada frequência de consumo de ultraprocessados, como biscoitos recheados (50%) e salgadinhos (42,3%), além de práticas prejudiciais, como realizar refeições em frente a telas (48,1%) e uso de celular antes de dormir (100%). Por outro lado, as oficinas de EAN promoveram engajamento e reflexão crítica, ampliando a compreensão dos estudantes sobre alimentação saudável, com destaque para aspectos como sustentabilidade, direito à alimentação adequada e valorização da cultura alimentar local. Conclui-se que as ações de EAN realizadas contribuíram para a construção de conhecimentos e o fortalecimento da autonomia dos adolescentes, evidenciando o potencial da escola como espaço privilegiado para a promoção da saúde e da cidadania alimentar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PIBIC | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Dieta saudável | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.title | Educação alimentar e nutricional como estratégia de promoção da saúde e sustentabilidade no ambiente escolar: uma experiência em Vitória de Santo Antão/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELO, Renata Gomes de Lima | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3255302282468110 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescence is a crucial period for the consolidation of eating habits that directly impact present and future health. However, among adolescents, there is a high consumption of ultra-processed foods, sedentary behavior, and inadequate eating practices—factors associated with the rise of non-communicable chronic diseases (NCDs). In this context, Food and Nutrition Education (FNE) emerges as a key strategy to promote conscious, sustainable, and culturally appropriate food choices. This study aimed to develop FNE actions with 7th-grade students from a public school in the municipality of Vitória de Santo Antão, Pernambuco, seeking to strengthen adolescents’ empowerment regarding adequate, healthy, and sustainable eating. It is an action research study with a quantitative and qualitative approach, structured in three stages: (1) diagnosis of eating habits, behaviors, and nutritional status; (2) implementation of FNE educational workshops; and (3) a final activity with participatory evaluation. A total of 52 students, aged 11 to 15 years, participated in the study. Anthropometric assessment revealed that 32.7% were overweight. The findings also indicated a high frequency of consumption of ultra-processed foods such as sandwich cookies (50%) and salty lanche (42.3%), along with harmful habits like eating in front of screens (48.1%) and using a cellphone before sleeping (100%). On the other hand, the FNE workshops promoted active engagement and critical reflection, broadening students’ understanding of healthy eating, with emphasis on sustainability, the human right to adequate food, and the appreciation of local food culture. It is concluded that the FNE actions contributed to the construction of knowledge and the strengthening of adolescents’ autonomy, highlighting the school’s potential as a strategic space for health promotion and the development of food citizenship. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-4703-1337 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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