Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65827

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Joel Severino da-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Maria Luiza Carneiro Leite-
dc.date.accessioned2025-09-08T18:10:46Z-
dc.date.available2025-09-08T18:10:46Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Luiza Carneiro Leite. A importância do diálogo entre escola e comunidade para gestão escolar democrática. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65827-
dc.description.abstractEste trabalho analisou o diálogo entre a escola e a comunidade, enquanto prática discursiva na construção e efetivação da gestão democrática. Tomou como objeto de estudo uma escola situada na cidade de Olinda, Pernambuco. Teoricamente, apoiou-se numa revisão de literatura. A metodologia fundamentou-se na Análise de Discurso, permitindo a investigação das diferentes perspectivas e significados atribuídos ao diálogo dentro do contexto da gestão escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores dos segmentos representativos da escola, buscando compreender como a comunicação influencia as decisões administrativas, pedagógicas e organizacionais. A abordagem qualitativa utilizada possibilitou identificar sentidos que sinalizam à complexidade que o diálogo demanda ao exercício da gestão escolar democrática, trazendo à tona tanto potencialidades e possibilidades de efetivação quanto contradições e lógicas discursivas próprias ao espaço de poder constitutivo das relações sociais hierárquicas que permeiam os jogos, as tramas às práticas cotidianas do ambiente escolar. Apontou como os sentidos atribuídos ao diálogo, à participação e à autonomia são produzidos, disputados e ressignificados no interior da escola, revelando a complexidade das práticas discursivas que sustentam ou tensionam os princípios democráticos no seu cotidiano. Evidenciou-se, então, que os sentidos de autonomia e participação não são universais ou estáveis, mas estão sujeitos a deslocamentos e disputas ideológicas, sendo influenciados pelas posições que os sujeitos ocupam dentro da escola e pelas suas experiências concretas. Demonstrando, assim, que a gestão democrática deve ser compreendida como um campo de luta simbólica onde diferentes projetos de escola e sociedade se confrontam.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleA importância do diálogo entre escola e comunidade para gestão escolar democráticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0038799999055742pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzed the dialogue between the school and the community as a discursive practice in the construction and implementation of democratic school management. The research focused on a school located in the city of Olinda, Pernambuco, Brazil. Theoretically, it was supported by a literature review. Methodologically, it was grounded in Discourse Analysis, allowing for an investigation of the different perspectives and meanings attributed to dialogue within the context of school management. Data collection involved semi-structured interviews with representatives from various segments of the school community, aiming to understand how communication influences administrative, pedagogical, and organizational decisions. The qualitative approach enabled the identification of meanings that point to the complex dialogue that entails in the exercise of democratic school management, bringing to light both its potential and feasibility, as well as the contradictions and discursive logics inherent to the power structures that shape the hierarchical social relations present in everyday school practices. The study highlighted how the meanings attributed to dialogue, participation, and autonomy are produced, contested, and redefined within the school setting, revealing the complexity of discursive practices that either support or challenge democratic principles in daily life. It was thus shown that the meanings of autonomy and participation are neither universal nor stable but are subject to ideological disputes and shifts, influenced by the positions individuals occupy within the school and their concrete experiences. This demonstrates that democratic management must be understood as a field of symbolic struggle where different visions of school and society come into conflict.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maria_Luiza_Carneiro_Leite_Rodrigues_assinado_250904_212647.pdf304,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons