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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65839
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Alexander Barros | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alyson Jhonatas da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T11:51:34Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T11:51:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alyson Jhonatas da. Medição da resistência de aterramento de subestações com malhas interligadas a cabos para-raios: estudo comparativo das técnicas em baixa e alta frequência. 2025. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65839 | - |
dc.description.abstract | A medição precisa da resistência de aterramento de subestações é fundamental para a segurança do sistema elétrico. Contudo, a interligação da malha de aterramento ao cabos para-raios de linhas de transmissão introduz caminhos de desvio para a corrente de teste, gerando erros sistemáticos que comprometem a confiabilidade dos resultados. Este trabalho investiga, por meio de simulação computacional, o impacto desta conexão, analisando de forma comparativa as metodologias que utilizam correntes em baixa (100 Hz) e alta frequência (25 kHz) para de determinar a resistência de aterramento. A metodologia baseou-se na modelagem de um circuito elétrico equivalente no software PSPICE, variando-se parâmetros como o número de cabos para-raios conectados à malha, o valor da resistência de pé de torre externas às subestações e as dimensões da malha. Os resultados em baixa frequência evidenciaram que o desvio de corrente leva a uma subestimação significativa da resistência de aterramento, com erros que podem superar 90% em cenários com múltiplas linhas, invalidando a medição. Foi verificado, ainda, que as correntes de desvio não estão em fase com a corrente de medição, exigindo técnicas de compensação fasorial. Na análise em alta frequência, constatou-se que a técnica de 25 kHz é eficaz em desacoplar eletricamente os cabos para-raios. No entanto, o método se mostra inadequado, pois a variação dos parâmetros elétricos do solo com a frequência faz com que o valor obtido seja intrinsecamente diferente da resistência na frequência industrial, que é o parâmetro de interesse para os projetos de segurança e proteção. Conclui-se que ambas as metodologias apresentam desafios técnicos que restringem sua aplicação. A medição em baixa frequência, impactada pelo desvio de corrente através dos cabos para-raios, exige impreterivelmente a aplicação de compensação fasorial para garantir a validade dos resultados. Por sua vez, a técnica em 25 kHz, embora eficaz em mitigar o desvio de corrente, mostra-se fundamentalmente inadequada: a variação dos parâmetros elétricos do solo com a frequência resulta em um valor de impedância que não representa a resistência do sistema na frequência industrial, parâmetro essencial para os estudos de segurança e proteção. | pt_BR |
dc.format.extent | 89p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Resistência de aterramento | pt_BR |
dc.subject | Malha de aterramento de subestação | pt_BR |
dc.subject | Cabos para-raios | pt_BR |
dc.subject | Resistência de aterramento em alta frequência | pt_BR |
dc.subject | Fator de divisão de corrente | pt_BR |
dc.title | Medição da resistência de aterramento de subestações com malhas interligadas a cabos para-raios: estudo comparativo das técnicas em baixa e alta frequência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Ericles Mauricio | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9155428737769915 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The accurate measurement of substation grounding resistance is fundamental to power system safety. However, the interconnection of the grounding grid to transmission line overhead ground wires (OHGWs) introduces shunt paths for the test current, leading to systematic errors that compromise the reliability of the results. This work investigates the impact of this connection through computational simulation, performing a comparative analysis of measurement methodologies that use low (100 Hz) and high frequency (25 kHz) currents to determine the grounding resistance. The methodology was based on modeling an equivalent electrical circuit in PSPICE software, varying parameters such as the number of OHGWs connected to the grid, the towerfooting resistance value, and the grid dimensions. The low-frequency results showed that the current division leads to a significant underestimation of the grounding resistance, with errors that can exceed 90% in scenarios with multiple lines, thereby invalidating the measurement. Furthermore, it was verified that the shunt currents are not in phase with the test current, requiring phasor compensation techniques. In the high-frequency analysis, the 25 kHz technique was found to be effective in electrically decoupling the OHGWs. However, the method proves to be inadequate, as the frequency dependence of soil electrical parameters causes the obtained value to be intrinsically different from the power-frequency resistance, which is the parameter of interest for safety and protection studies. It is concluded that both methodologies present technical challenges that restrict their application. Low-frequency measurement, impacted by the current division through the overhead ground wires, imperatively requires the application of phasor compensation to ensure the validity of the results. Conversely, the 25 kHz technique, while effective in mitigating current division, is fundamentally inadequate: the frequency dependence of the soil's electrical parameters results in an impedance value that does not represent the system's resistance at the power frequency, the essential parameter for safety and protection studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9571641145889783 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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