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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65843
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WILLMERSDORF, Ramiro Brito | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Malcolm Pedroso de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:44:34Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T13:44:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-08 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Malcolm Pedroso de. Dimensionamento e simulação em elementos finitos de um chassi mini Formula. 2025. 119 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65843 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o processo de projeto e análise estrutural de um chassi tubular para um veículo mini fórmula, conforme os regulamentos da competição Formula SAE 2025. A partir da interpretação das regras da competição, foram desenvolvidas diversas configurações geométricas do chassi, obedecendo às exigências de segurança para proteção do piloto contra capotamento. O modelo inicial foi construído em ambiente CAD com base em dados antropométricos teóricos, restrições e exigências do regulamento da competição e em seguida submetido a sucessivas modificações. As análises estruturais foram realizadas por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF), utilizando o software Ansys com elementos de viga, guiado pelos requisitos de simulação da competição de 2017-18. Diversos modelos foram simulados com diferentes geometrias e configurações de tamanhos de tubos, visando encontrar o modelo mais leve atendendo os requisitos de projeto. Com base nos resultados obtidos, reforços foram adicionados estrategicamente e geometrias foram ajustadas para reduzir a massa total do chassi sem comprometer sua integridade. O modelo final atendeu a combinação entre regras de segurança definidas no regulamento e critérios de segurança adicionais, apresentando redução significativa de peso em relação à versão inicial e demonstrando a efetividade da abordagem iterativa de projeto. Este trabalho contribui como referência para projetos futuros de equipes iniciantes em Formula SAE, abordando desde os critérios de projeto até a validação estrutural via simulação. | pt_BR |
dc.format.extent | 120p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Formula SAE | pt_BR |
dc.subject | Chassi tubular | pt_BR |
dc.subject | Simulação estrutural | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Modelagem CAD | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento e simulação em elementos finitos de um chassi mini Formula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8965627710203749 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the design and structural analysis process of a tubular chassis for a mini formula vehicle, in compliance with the 2025 Formula SAE competition rules. Based on the interpretation of the regulation, several chassis geometries were developed to meet the safety requirements for protecting the driver against rollover. The initial model was built in a CAD environment using theoretical anthropometric data, regulatory constraints, and technical requirements, and was then subjected to successive modifications. Structural analyses were performed using the Finite Element Method (FEM), employing beam elements in Ansys software and guided by the simulation requirements of the 2017–18 competition rules. Multiple models were simulated with different geometries and tube size configurations, aiming to identify the lightest design capable of meeting all safety and structural criteria. Based on the simulation results, reinforcements were strategically added, and geometries were adjusted to reduce the overall mass of the chassis without compromising its integrity. The final model met both the mandatory safety rules and additional safety criteria, achieving significant weight reduction compared to the initial version and demonstrating the effectiveness of the iterative design approach. This work serves as a reference for future projects by beginner Formula SAE teams, covering the entire process from design criteria to structural validation through simulation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Malcolm Pedroso de Carvalho.pdf | 4,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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