Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65845
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Bruna Herculano da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dorothy Reinaldo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:51:29Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T13:51:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dorothy Reinaldo da. Concepções de licenciandos em química sobre alfabetização científica e tecnológica (ACT) e suas implicações para a ação docente em construção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65845 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou as concepções de licenciandos em Química da Universidade Federal de Pernambuco sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e sua relação com a formação inicial docente. Com base em uma abordagem qualitativa com aspectos quantitativos, buscou-se compreender como esses futuros professores percebem a importância da ACT para uma educação científica voltada à formação cidadã. Participaram da pesquisa 24 licenciandos em Química a partir do 5º período que responderam a um questionário de Escala Likert no qual deveriam se posicionar de acordo com o nível de concordância em relação às assertivas sobre ACT. A análise tomou como referencias os eixos estruturantes da alfabetização científica (AC) de Sasseron e carvalho (2008). Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a relevância da ACT para o ensino de Química, ainda apresentam compreensões limitadas quanto ao caráter investigativo e socialmente contextualizado da ciência. O estudo reforça o papel da ACT na construção de uma educação que valorize o pensamento crítico, a autonomia e o compromisso social dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Eixos de alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de alfabetização científica | pt_BR |
dc.title | Concepções de licenciandos em química sobre alfabetização científica e tecnológica (ACT) e suas implicações para a ação docente em construção. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7533582572203871 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1039531472437739 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated the conceptions of undergraduate Chemistry students at the Federal University of Pernambuco regarding Scientific and Technological Literacy (STL) and its relationship with initial teacher training. Based on a qualitative approach with quantitative aspects, we sought to understand how these future teachers perceive the importance of STL for a science education focused on citizenship development. Twenty-four undergraduate Chemistry students, from the 5th semester onward, participated in the study and responded to a Likert-scale questionnaire in which they were asked to rate their level of agreement with the statements about STL. The analysis was based on Sasseron and Carvalho's (2008) structuring axes of scientific literacy (STL). The results revealed that, although undergraduates recognize the relevance of STL for chemistry teaching, they still have limited understanding of the investigative and socially contextualized nature of science. The study reinforces the role of ACT in building an education that values students' critical thinking, autonomy, and social commitment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dorothy Reinaldo da Silva.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons