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Título : O processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico em escolas públicas do município de Tracunhaém-PE
Autor : ANDRADE, Maria Eduarda de
Palabras clave : Gestão Escolar Democrática; Projeto Político Pedagógico; Autonomia; Discurso; Participação
Fecha de publicación : 5-ago-2025
Citación : ANDRADE, Maria Eduarda de. O processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico em escolas públicas do município de Tracunhaém-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho analisou o espaço e o processo de construção e implementação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Tracunhaém-PE. Os objetivos específicos foram: a) analisar como a gestão escolar trata o PPP em sua instituição; b) examinar como se deu o desenvolvimento do PPP e se há efetiva implementação nas escolas; c) descrever o processo de criação e aplicação do PPP em unidades de ensino do município de Tracunhaém-PE. O objeto de estudo contemplou duas instituições: a Escola Creche Municipal Santo Antônio e a Escola Municipal Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves. No campo teórico, recorreram-se a autores/as que abordam a gestão escolar democrática e seus mecanismos de implementação. Metodologicamente, adotou-se a perspectiva da Análise do Discurso proposta por Pêcheux (1990), a partir do trabalho de tradução de Orlandi (2001). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e análise documental dos PPPs das instituições investigadas. Os resultados indicaram que, embora os documentos e os discursos coletados evidenciem uma prática político-pedagógica orientada pela gestão democrática, com valores como participação e autonomia, tal prática não se confirma, uma vez que ambas as escolas não possuem Conselho Escolar, dispositivo essencial para a efetivação da gestão democrática, conforme estabelece a LDB/1996. A Análise do Discurso possibilitou compreender que a narrativa discursiva identificada articula-se ao campo de disputas simbólicas no qual a gestão escolar está inserida, o que evidencia uma necessidade institucional de reproduzir a prática democrática, mesmo diante de entraves estruturais. Ademais, verificou-se que os deslocamentos discursivos não resultam apenas de deliberações intencionais, mas também de condicionantes conjunturais e estruturais. Portanto, a pesquisa aponta para a necessidade de estudos futuros que aprofundem a análise desses elementos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65868
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