Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Aline Stephanie da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-10T15:47:41Z-
dc.date.available2025-09-10T15:47:41Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationSantos, Aline Stephanie da Silva, O processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa, 2025. Trabalho de Conclusão e Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871-
dc.description.abstractEste artigo traz resultado de pesquisa sobre a alfabetização e o letramento de pessoas idosas, tendo como objetivo compreender, a partir da escuta de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como ocorre o processo de alfabetização e de letramento de idosos e os desafios inerentes a esse processo. Pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fez uso do questionário a professores(as) e coordenação pedagógica da rede pública de ensino que atuam na EJA na cidade de Altinho-PE; e de observações, não participante, em sala de aula, com registros no diário de campo. Na fundamentação teórica, acolheu-se as contribuições de Soares (2014) e Freire (2002; 2006) e Alencar e Melo (2023) para a discussão sobre Alfabetização e letramento; de Arroyo (2005) para a discussão sobre o atendimento das especificidades da aprendizagem para os sujeitos da EJA; Neri (2001); Souza (2004) e Nogueira (2010) sobre o envelhecimento e os desafios específicos enfrentados por idosos no processo de aprendizagem. Como resultados, destacamos avanços inter-relacionados a desafios: 1)preocupação para o atendimento das pessoas idosas em suas expectativas no retorno à escola; 2) ausência de material didático para a EJA, promovendo a produção de atividades didáticas autorais pelos(as) docentes; 3) o retorno à sala de aula ser marcado pela vergonha e a baixo autoestima, mas que o respeito dos(as) docentes os fazem enxergar, na escola e no contato com outras pessoas, a possibilidade de se reconhecerem como sujeito de direitos, de história e de saberes.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectPessoa Idosa na EJApt_BR
dc.titleO processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3706542319007427pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Aline Stephanie S Santos (2).pdf366,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons