Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Aline Stephanie da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-10T15:47:41Z | - |
dc.date.available | 2025-09-10T15:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-09 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Aline Stephanie da Silva, O processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa, 2025. Trabalho de Conclusão e Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65871 | - |
dc.description.abstract | Este artigo traz resultado de pesquisa sobre a alfabetização e o letramento de pessoas idosas, tendo como objetivo compreender, a partir da escuta de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como ocorre o processo de alfabetização e de letramento de idosos e os desafios inerentes a esse processo. Pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fez uso do questionário a professores(as) e coordenação pedagógica da rede pública de ensino que atuam na EJA na cidade de Altinho-PE; e de observações, não participante, em sala de aula, com registros no diário de campo. Na fundamentação teórica, acolheu-se as contribuições de Soares (2014) e Freire (2002; 2006) e Alencar e Melo (2023) para a discussão sobre Alfabetização e letramento; de Arroyo (2005) para a discussão sobre o atendimento das especificidades da aprendizagem para os sujeitos da EJA; Neri (2001); Souza (2004) e Nogueira (2010) sobre o envelhecimento e os desafios específicos enfrentados por idosos no processo de aprendizagem. Como resultados, destacamos avanços inter-relacionados a desafios: 1)preocupação para o atendimento das pessoas idosas em suas expectativas no retorno à escola; 2) ausência de material didático para a EJA, promovendo a produção de atividades didáticas autorais pelos(as) docentes; 3) o retorno à sala de aula ser marcado pela vergonha e a baixo autoestima, mas que o respeito dos(as) docentes os fazem enxergar, na escola e no contato com outras pessoas, a possibilidade de se reconhecerem como sujeito de direitos, de história e de saberes. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.subject | Pessoa Idosa na EJA | pt_BR |
dc.title | O processo de alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: um olhar para a pessoa idosa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3706542319007427 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aline Stephanie S Santos (2).pdf | 366,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons