Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872
Compartilhe esta página
Título: | O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE. |
Autor(es): | NASCIMENTO, Jeziel Igor Goncalves do |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Práticas Educativas; Auxiliares de Educação |
Data do documento: | 18-Ago-2025 |
Citação: | NASCIMENTO, Jeziel Igor Gonçalves do. O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho evidencia as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na cidade de Caruaru-PE. Tem como objetivo geral compreender as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação na formação integral das crianças de Caruaru-PE. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos complementares: um questionário, com o objetivo de traçar o perfil sociolaboral dos/as participantes; e, posteriormente, uma entrevista semi-estruturada, os dados foram organizados em categorias temáticas e analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). As considerações finais desta pesquisa apontam para a urgência de visibilizar as práticas educativas dos/as auxiliares de educação, compreendendo-os/as como sujeitos integrantes da equipe pedagógica, considerando que eles/as são os/as responsáveis pela organização e materialização da rotina cotidiana vivenciadas nos CMEIs da cidade de Caruaru-PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jeziel Igor Gonçalves do Nascimento.pdf | 400,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons