Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872

Compartilhe esta página

Título: O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE.
Autor(es): NASCIMENTO, Jeziel Igor Goncalves do
Palavras-chave: Educação Infantil; Práticas Educativas; Auxiliares de Educação
Data do documento: 18-Ago-2025
Citação: NASCIMENTO, Jeziel Igor Gonçalves do. O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho evidencia as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na cidade de Caruaru-PE. Tem como objetivo geral compreender as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação na formação integral das crianças de Caruaru-PE. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos complementares: um questionário, com o objetivo de traçar o perfil sociolaboral dos/as participantes; e, posteriormente, uma entrevista semi-estruturada, os dados foram organizados em categorias temáticas e analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). As considerações finais desta pesquisa apontam para a urgência de visibilizar as práticas educativas dos/as auxiliares de educação, compreendendo-os/as como sujeitos integrantes da equipe pedagógica, considerando que eles/as são os/as responsáveis pela organização e materialização da rotina cotidiana vivenciadas nos CMEIs da cidade de Caruaru-PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jeziel Igor Gonçalves do Nascimento.pdf400,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons