Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872

Comparte esta pagina

Título : O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE.
Autor : NASCIMENTO, Jeziel Igor Goncalves do
Palabras clave : Educação Infantil; Práticas Educativas; Auxiliares de Educação
Fecha de publicación : 18-ago-2025
Citación : NASCIMENTO, Jeziel Igor Gonçalves do. O serviço invisível da educação infantil: as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação de Caruaru-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho evidencia as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na cidade de Caruaru-PE. Tem como objetivo geral compreender as práticas educativas desenvolvidas pelos/as auxiliares de educação na formação integral das crianças de Caruaru-PE. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos complementares: um questionário, com o objetivo de traçar o perfil sociolaboral dos/as participantes; e, posteriormente, uma entrevista semi-estruturada, os dados foram organizados em categorias temáticas e analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). As considerações finais desta pesquisa apontam para a urgência de visibilizar as práticas educativas dos/as auxiliares de educação, compreendendo-os/as como sujeitos integrantes da equipe pedagógica, considerando que eles/as são os/as responsáveis pela organização e materialização da rotina cotidiana vivenciadas nos CMEIs da cidade de Caruaru-PE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65872
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jeziel Igor Gonçalves do Nascimento.pdf400,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons