Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65939

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ayalla Oliveira-
dc.contributor.authorBARRETO, Clara Rost-
dc.date.accessioned2025-09-15T20:14:01Z-
dc.date.available2025-09-15T20:14:01Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationBARRETO, Clara Rost. Colonialidade de gênero e mulheres indígenas: epistemologias para além do binário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65939-
dc.description.abstractEste artigo se inscreve na perspectiva decolonial e analisa como a colonialidade de gênero operou como mecanismo central na reconfiguração das relações sociais dos povos indígenas latino-americanos, especialmente a partir da colonização europeia. Parte-se do pressuposto de que o conceito moderno de gênero, binário, hierárquico e heteronormativo, é uma construção histórica ocidental imposta como tecnologia de dominação. Nesse processo, não apenas os corpos, mas também os saberes, os territórios e as cosmologias indígenas foram deslegitimados. Com base em pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório, o estudo dialoga com autoras e autores como Lugones, Quijano, Mignolo, Oyěwùmí e Segato, além de vozes indígenas como Aurora, Kaingang, Tavares e Tupinambá. Discute-se como as indígenas mulheres, guardiãs de saberes e protagonistas de lutas contemporâneas, têm reivindicado seus corpos e territórios como espaços de reexistência. Suas práticas e espiritualidades revelam outras formas de vida e conhecimento, desafiando a lógica binária e eurocentrada da modernidade. Pensar com essas experiências é uma urgência ética e política diante das violências coloniais persistentes.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectColonialidade de gêneropt_BR
dc.subjectEpistemologias indígenaspt_BR
dc.subjectIndígenas mulherespt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleColonialidade de gênero e mulheres indígenas : epistemologias para além do bináriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2807298214600577pt_BR
dc.description.abstractxThis article, based on a decolonial perspective, analyzes how gender coloniality operated as a central mechanism in the reconfiguration of social relations among Latin American Indigenous peoples, especially since European colonization. It assumes that the modern concept of gender—binary, hierarchical, and heteronormative—is a Western historical construct imposed as a technology of domination. In this process, not only bodies but also Indigenous knowledge, territories, and cosmologies were delegitimized. Based on qualitative, bibliographical and exploratory research, the study engages with authors such as Lugones, Quijano, Mignolo, Oyěwùmí, and Segato, as well as Indigenous voices such as Aurora, Kaingang, Tavares, and Tupinambá. It discusses how Indigenous women, guardians of knowledge and protagonists of contemporary struggles, have reclaimed their bodies and territories as spaces of reexistence. Their practices and spiritualities reveal other ways of life and knowledge, challenging the binary and Eurocentric logic of modernity. Reflecting on these experiences is an ethical and political urgency in the face of persistent colonial violence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Clara Rost Barreto.pdf447,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons