Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66318
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jerônimo, Taciana de Barros | - |
dc.contributor.author | VERAS, João Vitor Cordeiro | - |
dc.contributor.author | GOMES, Willyanni de Menezes Lins | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-01T12:22:39Z | - |
dc.date.available | 2025-10-01T12:22:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | VERAS, João Vitor Cordeiro; GOMES, Willyanni de Menezes Lins; JERÔNIMO, Taciana de Barros. Gestão da qualidade por meio Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge do serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66318 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a gestão da qualidade no serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, através do modelo SERVQUAL e sua abordagem mais recente, o DSSQEM-IHK: Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge. A metodologia usada na pesquisa foi quantitativa, de caráter descritivo, e foi realizada com os discentes do programa utilizando um questionário estruturado baseado nas cinco dimensões do SERVQUAL: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. As respostas foram avaliadas na escala Likert buscando identificar as lacunas (gaps) de qualidade quanto às percepções e o desempenho. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, elaborado com base no modelo SERVQUAL e adaptado para refletir a realidade dos serviços administrativos educacionais. O questionário foi disponibilizado na plataforma Google Forms, permanecendo acessível para respostas no período de 14 a 25 de julho de 2025. A divulgação foi feita por meio de e-mail institucional e perfil do programa no Instagram, a fim de garantir maior alcance, acessibilidade, sigilo e praticidade no preenchimento. Foram obtidas 75 respostas. As dimensões com maior diferença entre expectativa e percepção foram Segurança (GAP = 1,20), Empatia (1,09) e Tangibilidade (1,01). Essas dimensões formam um núcleo crítico de atenção, pois estão interligadas por conexões emocionais e funcionais. A qualidade dos serviços da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) com base na metodologia SERVQUAL, complementada com a análise de conexões interdimensionais por meio da lógica de hipergrafos (hipergráficos) (DSSQEM-IHK) permitiu compreender como múltiplas dimensões de qualidade se influenciam mutuamente, ampliando a visão tradicional da análise por médias simples. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gestão da Qualidade | pt_BR |
dc.subject | SERVQUAL | pt_BR |
dc.subject | DSSQEM-IHK | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.subject | Sistema Digital | pt_BR |
dc.title | Gestão da qualidade por meio Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge do serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2222008154769600 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2020621017959518 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze quality management in the services provided by the Secretariat of the Graduate Program in Education at UFPE, using the SERVQUAL model and its most recent approach, the DSSQEM-IHK: Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge. The research employed a quantitative, descriptive methodology, conducted with the program’s students through a structured questionnaire based on the five SERVQUAL dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, assurance, and empathy. Responses were evaluated using the Likert scale to identify quality gaps between perceptions and performance. Data collection was carried out through a structured questionnaire, designed based on the SERVQUAL model and adapted to reflect the reality of educational administrative services. The questionnaire was made available on Google Forms from July 14 to 25, 2025, and disseminated via institutional email and the program’s Instagram profile to ensure greater reach, accessibility, confidentiality, and ease of completion. A total of 75 responses were obtained. The dimensions with the largest gaps between expectations and perceptions were Assurance (GAP = 1.20), Empathy (1.09), and Tangibility (1.01). These dimensions form a critical core of attention, as they are interconnected through emotional and functional links. The quality analysis of the Secretariat’s services, based on SERVQUAL and complemented by the examination of interdimensional connections through hypergraph logic (DSSQEM-IHK), provided a deeper understanding of how multiple quality dimensions influence each other, expanding the traditional view of analysis by simple averages. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_João_Vitor_Cordeiro_Veras_e_Willyanni_de_Menezes_Lins_Gomes_TCC_final.pdf | 881,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons