Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66318

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJerônimo, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorVERAS, João Vitor Cordeiro-
dc.contributor.authorGOMES, Willyanni de Menezes Lins-
dc.date.accessioned2025-10-01T12:22:39Z-
dc.date.available2025-10-01T12:22:39Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationVERAS, João Vitor Cordeiro; GOMES, Willyanni de Menezes Lins; JERÔNIMO, Taciana de Barros. Gestão da qualidade por meio Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge do serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66318-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a gestão da qualidade no serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, através do modelo SERVQUAL e sua abordagem mais recente, o DSSQEM-IHK: Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge. A metodologia usada na pesquisa foi quantitativa, de caráter descritivo, e foi realizada com os discentes do programa utilizando um questionário estruturado baseado nas cinco dimensões do SERVQUAL: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. As respostas foram avaliadas na escala Likert buscando identificar as lacunas (gaps) de qualidade quanto às percepções e o desempenho. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, elaborado com base no modelo SERVQUAL e adaptado para refletir a realidade dos serviços administrativos educacionais. O questionário foi disponibilizado na plataforma Google Forms, permanecendo acessível para respostas no período de 14 a 25 de julho de 2025. A divulgação foi feita por meio de e-mail institucional e perfil do programa no Instagram, a fim de garantir maior alcance, acessibilidade, sigilo e praticidade no preenchimento. Foram obtidas 75 respostas. As dimensões com maior diferença entre expectativa e percepção foram Segurança (GAP = 1,20), Empatia (1,09) e Tangibilidade (1,01). Essas dimensões formam um núcleo crítico de atenção, pois estão interligadas por conexões emocionais e funcionais. A qualidade dos serviços da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) com base na metodologia SERVQUAL, complementada com a análise de conexões interdimensionais por meio da lógica de hipergrafos (hipergráficos) (DSSQEM-IHK) permitiu compreender como múltiplas dimensões de qualidade se influenciam mutuamente, ampliando a visão tradicional da análise por médias simples.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectDSSQEM-IHKpt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectSistema Digitalpt_BR
dc.titleGestão da qualidade por meio Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge do serviço da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2222008154769600pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze quality management in the services provided by the Secretariat of the Graduate Program in Education at UFPE, using the SERVQUAL model and its most recent approach, the DSSQEM-IHK: Dynamic SERVQUAL Service Quality Evaluation Method Integrating Hypergraph Knowledge. The research employed a quantitative, descriptive methodology, conducted with the program’s students through a structured questionnaire based on the five SERVQUAL dimensions: tangibility, reliability, responsiveness, assurance, and empathy. Responses were evaluated using the Likert scale to identify quality gaps between perceptions and performance. Data collection was carried out through a structured questionnaire, designed based on the SERVQUAL model and adapted to reflect the reality of educational administrative services. The questionnaire was made available on Google Forms from July 14 to 25, 2025, and disseminated via institutional email and the program’s Instagram profile to ensure greater reach, accessibility, confidentiality, and ease of completion. A total of 75 responses were obtained. The dimensions with the largest gaps between expectations and perceptions were Assurance (GAP = 1.20), Empathy (1.09), and Tangibility (1.01). These dimensions form a critical core of attention, as they are interconnected through emotional and functional links. The quality analysis of the Secretariat’s services, based on SERVQUAL and complemented by the examination of interdimensional connections through hypergraph logic (DSSQEM-IHK), provided a deeper understanding of how multiple quality dimensions influence each other, expanding the traditional view of analysis by simple averages.pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_João_Vitor_Cordeiro_Veras_e_Willyanni_de_Menezes_Lins_Gomes_TCC_final.pdf881,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons