Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorDUTRA, Victor Emanuel Silva-
dc.date.accessioned2025-10-16T13:42:52Z-
dc.date.available2025-10-16T13:42:52Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.citationDUTRA, Victor Emanuel Silva. Eletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequência didática integrando história e experimentação de baixo custo. 2025. (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66563-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de Eletrostática no 1° ano do Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O trabalho integra três fundamentos teórico-metodológicos: Aprendizagem Significativa de Ausubel, Abordagem Histórica da Ciência e Experimentação de Baixo Custo, visando superar as dificuldades no ensino de conceitos abstratos desta temática. A sequência organiza-se em seis encontros de 100 minutos, iniciando com contextualização histórica através de documentários, seguindo para experimentação com materiais acessíveis (eletroscópios caseiros, eletróforo de Volta artesanal) e culminando com aplicações tecnológicas como blindagem eletrostática. A metodologia adotou abordagem qualitativa com observação sistemática do engajamento discente e análise de atividades. Os resultados indicaram que essa integração se mostrou eficaz na superação de dificuldades conceituais, particularmente na compreensão da indução eletrostática e construção da noção de campo elétrico. A articulação entre experimentação prévia e formalização subsequente se mostrou eficiente para ancoragem de conceitos abstratos. Houve indícios de que a sequência desenvolvida constitui produto educacional replicável que oferece alternativa viável para aprendizagem significativa em Eletrostática, demonstrando ser possível conciliar rigor conceitual, contextualização histórica e investigação prática mesmo em contextos com recursos limitados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleEletrostática no 1° Ano do Ensino Médio: uma sequencia didática integrando história e experimentação de baixo custopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0264027410208051pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents a didactic sequence for teaching Electrostatics in the first year of Brazilian High School, developed within the National Professional Master's Program in Physics Teaching (MNPEF). The study integrates three theoretical-methodological foundations: Ausubel's Meaningful Learning theory, Historical Approach to Science, and Low-Cost Experimentation, aiming to address the challenges in teaching abstract concepts in this subject. The instructional sequence is organized into six 100-minute sessions, beginning with historical contextualization through documentaries, progressing to hands-on experimentation with accessible materials (homemade electroscopes, handmade Volta's electrophorus), and culminating with technological applications such as electrostatic shielding. The research employed a qualitative methodology based on systematic observation of student engagement and activity analysis. Results demonstrated that this integrated approach proved effective in overcoming traditional conceptual difficulties, particularly in understanding electrostatic induction and developing the notion of electric field. The strategic articulation between preliminary experimentation and subsequent formalization showed efficiency in anchoring abstract concepts. Evidence suggests that the developed sequence constitutes a replicable educational product that provides a viable alternative for meaningful learning in Electrostatics, demonstrating that conceptual rigor, historical contextualization, and practical investigation can be successfully integrated even in resource-limited educational contextspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Victor Emanuel Silva Dutra.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons