Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66564
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Heydson Henrique Brito da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Mateus Henrique de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-16T13:51:49Z | - |
dc.date.available | 2025-10-16T13:51:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mateus Henrique de Melo. Introdução a Física de partículas no 9° ano do Ensino Fundamental: utilizando mapas mentais e jogos de tabuleiro para uma aprendizagem significativa. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66564 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente uma introdução à Física de partículas no ensino fundamental. Esse material é escasso para esta modalidade de ensino, assim percebemos a necessidade de abordar uma sequência didática que envolvesse este tema e jogos de tabuleiro. Desenvolvemos um material que aborda o que é solicitado nas pesquisas do ensino de física, materiais voltados para o avanço desta ciência e sua influência no cotidiano. O elevado grau de abstração, uso de uma matemática sofisticada e a falta de materiais que trazem uma transposição didática sobre o tema, precisam ser superadas para que este conteúdo seja inserido efetivamente. A partir disso, mostramos que é possível inserir esse conteúdo no ensino fundamental. Foi utilizada uma sequência de ensino que aplicou: análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, material condizente com a modalidade de ensino e recursos que potencializam a aprendizagem significativa. Para auxiliar essa sequência didática foi desenvolvido um tabuleiro e cartas com perguntas sobre a temática, desde fatos históricos a conceitos do modelo padrão da física de partículas, permitindo que os estudantes relacionem o material de apoio com o jogo didático, buscando uma aprendizagem significativa. Essa atividade mostrou-se eficaz para incluir tópicos de Física Moderna no 9º ano do ensino fundamental, possibilitando explorar novas práticas para tornar acessível e interessante o aprendizado deste tema. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Física de Partículas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática. | pt_BR |
dc.title | Introdução a Física de partículas no 9° ano do Ensino Fundamental: Utilizando mapas mentais e jogos de tabuleiro para uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2872031550606148 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presents an educational product for teaching physics, specifically an introduction to particle physics in elementary education. This material is scarce for this mode of teaching, thus we realized the need to address a didactic sequence that involved this theme and board games. We developed a material that addresses what is requested in research on physics education, materials aimed at advancing this science and its influence in daily life. The high degree of abstraction, the use of sophisticated mathematics, and the lack of materials that provide a didactic transposition on the subject need to be overcome for this content to be effectively integrated. Based on this, we demonstrate that it is possible to incorporate this content into elementary education. A teaching sequence was used that applied: analysis of students' prior knowledge, material consistent with the teaching mode, and resources that enhance meaningful learning. To assist this didactic sequence, a board and cards with questions on the subject were developed, ranging from historical facts to concepts of the standard model of particle physics, allowing students to relate the supporting material to the didactic game, aiming for meaningful learning. This activity proved to be effective in including topics of Modern Physics in the 9th grade of elementary school, enabling the exploration of new practices to make the learning of this subject accessible and interesting. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mateus Henrique De Melo Lima.pdf | 35,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons