Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gleidson Gomes da-
dc.contributor.authorSILVA, Fabiano Freire da-
dc.date.accessioned2025-10-16T15:28:32Z-
dc.date.available2025-10-16T15:28:32Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiano Freire da . A aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - EAD - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender a importância das práticas pedagógicas que relacionam o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Iniciais, na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Nova Morada em dois dias, 25 e 26 de junho de 2025. Foram aplicas atividades que envolviam questões semelhantes em linguagens do dia a dia e algébrica aos educandos dessa instituição. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa e empírica, utilizando observações em sala de aula e análise comparativa de desempenho dos discentes. Os resultados apontam que práticas contextualizadas promovem maior engajamento e compreensão dos conteúdos matemáticos, reduzindo a evasão escolar. Conclui-se que metodologias conectadas à realidade e a vida social dos alunos, principalmente da EJA, são eficazes para tornar o processo de aprendizagem mais significativo, participativo e menos abstrato.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMatemática do cotidianopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleA aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1730250938367336pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand the importance of pedagogical practices that connect mathematics teaching to the daily lives of students in Youth and Adult Education (EJA) – Early Years, in the Metropolitan Region of Recife. The research was conducted at the Nova Morada Municipal School over two days, June 25 and 26, 2025. Activities involving similar questions in everyday and algebraic languages were administered to students at this institution. The methodology adopted was a qualitative and empirical approach, utilizing classroom observations and comparative analysis of student performance. The results indicate that contextualized practices promote greater engagement and understanding of mathematical content, reducing school dropout rates. It is concluded that methodologies connected to the reality and social lives of students, especially those in EJA, are effective in making the learning process more meaningful, participatory, and less abstract.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura EADpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fabiano Freire da Silva.pdf16,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons