Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66578

Compartilhe esta página

Título: Sucesso Escolar no Interior Pernambucano e Percepções Acerca da Aquisições do Diploma: análise de trajetórias sob a perspectiva do egresso licenciado
Autor(es): ARAÚJO, Nathielly Darcy Ribeiro
Palavras-chave: Interiorização; trajetórias; retratos sociológicos; docência; família
Data do documento: 30-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Nathielly Darcy Ribeiro. Sucesso escolar no interior pernambucano e percepções acerca da aquisições do diploma: análise de trajetórias sob a perspectiva do egresso licenciado. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O processo de estruturação do ensino superior brasileiro, envolveu e envolve uma série de problemáticas, atreladas ao tardio processo de implantação, principalmente nas cidades mais afastadas das capitais. Para a realização do estudo empírico foi selecionado, como estudo de caso, o Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV) da UFPE, em Pernambuco, onde optamos em estudar egressos de dois cursos de licenciatura lá existentes: Ciências Biológicas e Educação Física. A escolha pelos cursos de licenciatura do CAV- UFPE se deu pelo nosso interesse em investigar as motivações presentes no processo de construção das trajetórias profissionais de pessoas egressas, tendo como pano de fundo o processo de interiorização das universidades públicas. Tomando como ponto de partida esse processo de interiorização, objetivamos aqui compreender os sentidos e os significados da construção da identidade e do fazer docente partindo da percepção de egressos de cursos de licenciatura. Com a utilização de uma abordagem de pesquisa qualitativa e utilização da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados, o estudo foi concebido à luz da perspectiva teórico-metodológica de Bernard Lahire dentro do campo da sociologia à escala individual, no que resultou na elaboração de “retratos sociológicos” de cada uma das cinco pessoas entrevistadas. A análise das trajetórias se deu através de três categorias que classificamos aqui como os professores, a família e a docência, junto à escolha do possível de Bernard Lahire
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66578
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Nathielly Darcy Ribeiro Araujo.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons