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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66605

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Título: O ensino da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise da prática docente
Autor(es): ARAÚJO, Marillia Maria dos Santos
Palavras-chave: ensino da leitura; prática docente; formação de leitores; Ensino Fundamental
Data do documento: 29-Ago-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Marillia Maria dos Santos. O ensino da leitura no 6º ano do Ensino Fundamental: uma análise da prática docente. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar a prática de um professor do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE relacionada ao ensino da leitura em sala de aula. Considerando a leitura como uma ação social que está presente em diferentes atividades cotidianas, adotou-se a perspectiva sociodiscursiva e dialógica de linguagem (Bakhtin, 2006), pois compreende-se que a leitura se dá através de um processo de interação entre leitor e escritor através do texto escrito, já que se considera, incontestavelmente, que o leitor é um sujeito ativo na construção de sentido do texto lido. Dessa forma, o referencial teórico desta pesquisa utiliza autores que seguem essa perspectiva da linguagem no que se refere ao ensino da leitura, tais como Geraldi (2011), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2020) e Solé (2014). A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Jaboatão dos Guararapes. Os sujeitos desta pesquisa foram o docente de Língua Portuguesa e a turma do 6º ano, turma de 40 alunos. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por 20 observações diretas e uma entrevista semiestruturada com o docente da turma, o que foi analisado através da análise temática de Minayo (2013). Os resultados apontaram que a leitura esteve presente em 11 dos dias observados, sendo vivenciada através da realização de atividades que se dividiram em três tipos: atividades de compreensão; atividades de análise linguística; e atividades de produção de texto. Os materiais de leitura, em sua maioria, foram fichas com texto e atividade impressa; ou escritos no quadro pelo docente. Os textos utilizados diversificaram entre os gêneros poema, cordel, conto, fábula, artigo de opinião e verbete didático. Observou-se que um número expressivo dos estudantes do 6º ano, cerca de metade da turma, não demonstrava interesse ou motivação pelas atividades de leitura e não realizava as atividades propostas pelo docente, fato que interferia na dinâmica da sala de aula. Esses resultados evidenciaram que, apesar de haver a exigência da formação de leitores no 6º ano do Ensino Fundamental, o ensino da leitura se torna uma prática desafiadora, ou até inexistente, pois a leitura deixa de ser objeto de ensino para ser instrumento didático para o desenvolvimento de outras atividades. Além disso, evidenciou-se que ensinar a ler está para além de ofertar textos para leitura e atividades de compreensão, é necessário planejamento, motivação e mediação docente para que o estudante leitor amplie suas condições de leitura. Por fim, este estudo ratifica a necessidade de que o ensino da leitura faça parte da prática docente em todo o percurso escolar dos nove anos do Ensino Fundamental, para que haja uma efetiva continuidade na formação de leitores no ensino básico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66605
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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