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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66641
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Título: | Ansiedade Matemática Durante a Pandemia da Covid-19: Vivências de Estudantes de Escolas Públicas do Ensino Médio de Goiana/PE |
Autor(es): | SILVA, Mayra Lima Rodrigues |
Palavras-chave: | Matemática; Ansiedade à Matemática; Pandemia; COVID-19 |
Data do documento: | 28-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Mayra Lima Rodrigues. Ansiedade Matemática Durante a Pandemia da Covid-19: Vivências de Estudantes de Escolas Públicas do Ensino Médio de Goiana/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O estudo teve por objetivo geral analisar as manifestações da ansiedade matemática nos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio de Goiana/PE durante a pandemia da COVID-19 e de forma específica: (i) mapear os graus de ansiedade matemática durante o período da pandemia da COVID-19 considerando as variáveis investigadas (idade, sexo, ano escolar e renda familiar); (ii) identificar quais itens da escala de ansiedade matemática receberam mais declarações de alta e extrema ansiedade; (iii) investigar como os estudantes com alta ou extrema ansiedade à matemática estão vivenciando a disciplina de matemática; (iv) analisar os contextos determinantes presentes nas manifestações da ansiedade matemática dos estudantes com alta e extrema ansiedade; (v) examinar se existem possíveis associações entre a percepção dos estudantes quanto às modalidades de ensino durante a pandemia e a manifestação de alta e extrema ansiedade. Participaram do estudo 135 estudantes do Ensino Médio Regular, de ambos os sexos, frequentando a 1ª, 2ª e 3ª série de cinco escolas públicas do município de Goiana/PE. A investigação foi realizada remotamente e dividida em duas etapas. Na Etapa 1 os 135 estudantes foram solicitados a responderem dois instrumentos, pelo Google Forms: Questionário Perfil dos Participantes; Escala de Ansiedade à Matemática – EAM. A Etapa 2, ocorreu por meio de videoconferência na plataforma Google Meet, tendo sido aplicada a Técnica Tempestade de Ideias (brainstorming) e entrevistas semiestruturadas com nove participantes que apresentaram alta e extrema ansiedade na EAM. Para as análises quantitativas foi utilizado o Software IBM SPSS Statistics 20, na Etapa 1 do estudo. Para as análises qualitativas da Etapa 2, foram selecionadas declarações dos estudantes, durante a entrevista, para a criação de categorias, tendo sido estabelecidas cinco categorias através da Técnica Tempestade de Ideias (conteúdo matemático; interação escola/professor; emoções e aspectos psicológicos; características positivas; características negativas) e quatro categorias através das entrevistas semiestruturadas (modalidade de ensino das aulas de matemática; relação com a matemática; relação com os professores de matemática; relação familiar e a matemática). Os resultados evidenciaram, com relação às variáveis idade, sexo e ano escolar associação entre essas variáveis e os graus de ansiedade à matemática. No entanto, entre os estudantes pesquisados, não houve associação entre a variável renda familiar e os graus de ansiedade à matemática. Referente aos graus de ansiedade à matemática experimentados, a maioria dos casos se concentrou em ansiedade moderada (44,4%) e alta ansiedade (25,9%). Além disso, a maioria dos participantes (83,7%) denotou preferência pela modalidade de ensino presencial com relação às aulas de matemática. Conclui-se que, dentre os contextos que podem ter interferido nos altos níveis de ansiedade à matemática experimentados pelos estudantes e as dificuldades no estudo da matemática, durante a pandemia, foram destacados, principalmente, adversidades com os equipamentos tecnológicos e espaço físico de estudo, problemas de compreensão da disciplina no modelo remoto, relação distante com os professores e falta de suporte familiar nos estudos da matemática, em casa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66641 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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