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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7062

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Brandão de Aguiar, Sylvana pt_BR
dc.contributor.authorSousa Ribeiro, Emanuelapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:28:41Z-
dc.date.available2014-06-12T18:28:41Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationSousa Ribeiro, Emanuela; Maria Brandão de Aguiar, Sylvana. Modernidade no Brasil, Igreja católica, identidade nacional : práticas e estratégias intelectuais: 1889 1930. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7062-
dc.description.abstractNesta investigação histórica analisamos a influência católica na formação da identidade nacional, durante o período compreendido entre 1889 e 1930, a partir do estudo dos intelectuais católicos do Estado de Pernambuco. Constatamos que houve um modo de ser elite no Brasil, do final do século XIX e início do XX, que estava relacionado à uma postura intelectual católica, especialmente na região nordeste. A análise da documentação permite afirmar tanto que a confluência entre modernidade e catolicismo foram parte de um projeto maior, da construção de uma identidade católica para o Brasil, quanto que a própria identidade das elites brasileiras foi perpassada pela proposta católica de identidade nacional. Isso foi possível exatamente porque a proposta identitária respondia aos anseios da sociedade republicana brasileira, então em processo de estruturação, convergindo com os elementos que a maioria da população entendia como os da modernidade o progresso material e as adequações à nova vida cotidiana. Ao mesmo tempo, a proposta católica respondia também às perguntas dos intelectuais brasileiros sobre a origem e o futuro da nação, propondo o uso de narrativas historiográficas e símbolos do catolicismo como símbolos da nação. Utilizamos, como fontes primárias para o trabalho, tanto documentação produzida no âmbito católico, quanto fontes provenientes do mundo laico. O referencial teórico foi construído a partir dos conceitos propostos por Pierre Bourdieu, acerca do funcionamento dos diversos campos sociais, e por Peter Berger, acerca das estruturas de plausibilidade; tais conceitos permitiram uma melhor compreensão dos mecanismos de formulação e difusão da proposta identitária católica na sociedade laica, durante o período estudado. Dentre a documentação de cunho religioso destaca-se a documentação oficial da Igreja católica (encíclicas e cartas pastorais); e a documentação produzida pelos leigos católicos, como jornais, boletins, opúsculos e documentos referentes a escolas católicas; também fez parte de nossa pesquisa a bibliografia citada e produzida pelos intelectuais católicos. Em relação à documentação referente aos intelectuais laicos destacamos a bibliografia produzida pelos membros do IHGB e do IAHGP, bem como os jornais e a bibliografia produzida durante o período em estudo. Como resultado podemos afirmar que a proposta católica para a identidade brasileira foi apropriada pela elite intelectual brasileira através da conciliação de argumentos do catolicismo e da modernidadept_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNaçãopt_BR
dc.subjectElitespt_BR
dc.subjectIdentidades nacionaispt_BR
dc.subjectHistória das Religiõespt_BR
dc.titleModernidade no Brasil, Igreja católica, identidade nacional : práticas e estratégias intelectuais: 1889 1930pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

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