Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7557

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXAVIER, Antonio Carlos dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLEANDRO, José Carlospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:33:32Z
dc.date.available2014-06-12T18:33:32Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCarlos Leandro, José; Carlos dos Santos Xavier, Antonio. Aquisição de letramento digital por estudantesadolescentes da rede pública de educação: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7557
dc.description.abstractNa presente pesquisa, buscou-se observar as estratégias de aquisição do que têm sido chamado por alguns pesquisadores de Letramento Digital (XAVIER, 2002) por iniciativa própria de um grupo de adolescentes, estudantes de uma escola da rede publica estadual de Pernambuco, localizada em um bairro de classe popular da periferia da cidade do Recife. As situações analisadas na presente pesquisa procuraram demonstrar que o letramento digital é adquirido por meio das interações que os sujeitos participam no cotidiano. Essa pratica não é circunscrita á escola, mas está presente nos múltiplos espaços sociais. Consideramos apenas os acessos ao computador online por entendermos que existe um grau ilimitado de possibilidades que favorecem aos usuários utilizarem de múltiplas formas linguagens numa mesma superfície, no caso, a tela do computador. Analisamos as enunciações nos espaços das redes de relacionamentos interpessoais, sobretudo quando os sujeitos acessaram e interagiram através das novas ferramentas de comunicação (MSN, Blog, Fotolog, Orkut etc.). Ademais, a grande parte dos adolescentes tem se auto-capacitado a manusear essas ferramentas online, mediada pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), com exímia desenvoltura na sociedade atual. Nesse sentido, analisamos as praticas de Leitura e escrita no suporte digital desenvolvidas pelos sujeitos da pesquisas. Assim, a sociedade que vivenciamos deve urgentemente possibilitar a formação de novos cidadãos e cidadãs que possam exercer sua real cidadania a partir da inserção nos meios tecnológicos que fazem da inclusão digital uma necessidade constitutiva da identidade dos sujeitospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectGêneros Digitaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleAquisição de letramento digital por estudantesadolescentes da rede pública de educação: um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo3980_1.pdf8,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons