Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7631
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Joachim, Sébastien | pt_BR |
| dc.contributor.author | D'arc de Mendonça Cavalcanti, Joana | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:34:03Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:34:03Z | - |
| dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | D'arc de Mendonça Cavalcanti, Joana; Joachim, Sébastien. Dor-amor : leitura e escritura dos contos de fadas. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7631 | - |
| dc.description.abstract | Dor-amor : leitura e escritura dos Contos de Fadas propõe um trabalho de hermenêutica baseado na análise psíco-crítica, assumindo como referência os pressupostos teóricos dos especialistas Jean Bellemin-Nöel e Juan-David Nasio, nos quais fundamentamos nossas hipóteses e interpretações para dizer que tais narrativas nos desafiam na base dos nossos desejos mais profundos, portanto lugar de busca onde o leitor vivencia sua subjetividade de forma mais plena possível. Por meio da análise crítica das narrativas Vasalisa: a sábia, O Pequeno Polegar, O Junípero e A Bela e a Fera apontamos para o fato de que os contos de fadas constituem-se num território de transubjetividade, fonte inesgotável da experiência simbólica e do encontro entre o eu e o outro que se podem ver no mais-além que caracteriza a dimensão da ficção e da obra de arte. Por meio desses contos e dos autores que nos apoiam na aliança entre literatura e psicanálise, além dos já citados, visitamos Bruno Bettelheim, Sheldon Cashdan, Melanie Klein, Maud Mannoni, Alfredo Garcia-Roza, entre outros para dizer que os contos encantam porque nos ensinam que a vida é busca, desafio e captura de um sentido sem o qual não conseguimos uma resolução satisfatória para nossos dramas e conflitos. Enfim, o mágico Era uma vez... da história de todos nós. Por isso, desde que o mundo é mundo as histórias existem e um conto de fadas é uma das mais elevadas expressões simbólicas de que o bem sempre vence o mal, que a palavra salva e faz esperançar. Apesar de todas as dores e etapas a serem vencidas, os contos de fadas nos ensinam que somos salvos pelo amor | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
| dc.subject | Jean Bellemin-Nöel | pt_BR |
| dc.title | Dor-amor : leitura e escritura dos contos de fadas | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo8059_1.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

