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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Paulo de Morais Rezende, Antonio | pt_BR |
dc.contributor.author | de Fátima Bruce da Silva, Fabiana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:34:06Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:34:06Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Fátima Bruce da Silva, Fabiana; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Caminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho, cuja documentação elementar são fotografias da Coleção Alexandre Berzin/Foto Cine Clube do Recife - da Fundação Joaquim Nabuco -, tem por motivação compreender as especificidades da arte fotográfica praticada nesta cidade, na década de cinqüenta. São fotografias que não pretendem apenas registrar e reproduzir o que é dado, mas que, considerando-se o vínculo indiciário com o real concreto, se propõem a ressaltar diversidades, fragmentando o universo fotografado e multiplicando sensações no observador; relativizando, inclusive, o lugar da fotografia na modernidade. Ensinar a ver era o objetivo do fotógrafo Alexandre Berzin que reuniu em torno de si um grupo de fotógrafos amadores que buscavam autonomia como meio de expressão através da fotografia; interessados em arte e técnica e em participar de Salões, onde compartilhavam suas experiências e concorriam com outros fotógrafos do Brasil. Neste sentido, desvelamos o ato fotográfico de uma elite do Recife, que podia pensar e consumir fotografia. A tese pode ser considerada como uma legenda extensa, contando uma história não linear. Como uma composição que segue combinando representações e reflexões, insistimos na abertura do material visual aos mais diversos filtros e percepções. Apesar de seu lugar intermediário - cujo acesso só é possível na intertextualidade -, a fotografia é simplesmente fotografia: devemos esta consciência fotográfica, esta aproximação, àqueles fotógrafos do Recife, pioneiros nesta arte de reinventar o mundo | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Fotógrafos, Foto Cine Clube do Recife | pt_BR |
dc.title | Caminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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