Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaulo de Morais Rezende, Antonio pt_BR
dc.contributor.authorde Fátima Bruce da Silva, Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:34:06Z-
dc.date.available2014-06-12T18:34:06Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationde Fátima Bruce da Silva, Fabiana; Paulo de Morais Rezende, Antonio. Caminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7634-
dc.description.abstractEste trabalho, cuja documentação elementar são fotografias da Coleção Alexandre Berzin/Foto Cine Clube do Recife - da Fundação Joaquim Nabuco -, tem por motivação compreender as especificidades da arte fotográfica praticada nesta cidade, na década de cinqüenta. São fotografias que não pretendem apenas registrar e reproduzir o que é dado, mas que, considerando-se o vínculo indiciário com o real concreto, se propõem a ressaltar diversidades, fragmentando o universo fotografado e multiplicando sensações no observador; relativizando, inclusive, o lugar da fotografia na modernidade. Ensinar a ver era o objetivo do fotógrafo Alexandre Berzin que reuniu em torno de si um grupo de fotógrafos amadores que buscavam autonomia como meio de expressão através da fotografia; interessados em arte e técnica e em participar de Salões, onde compartilhavam suas experiências e concorriam com outros fotógrafos do Brasil. Neste sentido, desvelamos o ato fotográfico de uma elite do Recife, que podia pensar e consumir fotografia. A tese pode ser considerada como uma legenda extensa, contando uma história não linear. Como uma composição que segue combinando representações e reflexões, insistimos na abertura do material visual aos mais diversos filtros e percepções. Apesar de seu lugar intermediário - cujo acesso só é possível na intertextualidade -, a fotografia é simplesmente fotografia: devemos esta consciência fotográfica, esta aproximação, àqueles fotógrafos do Recife, pioneiros nesta arte de reinventar o mundopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotógrafos, Foto Cine Clube do Recifept_BR
dc.titleCaminhando numa cidade de luz e de sombras. A fotografia moderna no Recife na década de 1950pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9559_1.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons