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Título : Múltiplas e singulares: História e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970)
Autor : CARDOSO, Elizangela Barbosa
Palabras clave : Representação; Partidos políticos; Cultura
Fecha de publicación : 2002
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Barbosa Cardoso, Elizangela; Muniz de Albuquerque Júnior, Durval. Múltiplas e singulares: História e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970). 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumen : Este trabalho estuda a configuração das relações de gênero e as condições históricas que tornaram possível a emergência das mulheres, com formação superior. Ao mesmo tempo procura pontuar de que maneira a passagem pelo ensino de terceiro grau marcou a vida das mulheres que tiveram acesso a esse nível de ensino, no período focalizado. O texto é construído através de histórias de vida de mulheres que ingressaram no ensino superior e se profissionalizaram, em Teresina, entre as décadas de 1930 e 1970. As principais fontes utilizadas são os depoimentos orais, a partir dos quais procurou-se articular as fontes impressas (matérias jornalísticas, históricos escolares, documentos oficiais, memórias e dados estatísticos), a fim de estabelecer diálogo entre o individual e o coletivo. Nessa trilha, contextualizou-se o momento em que, tanto as mulheres estão passando a ingressar e a se firmar no ensino superior, em Teresina, quanto desenvolvendo seus projetos de profissionalização. O processo de escolarização das entrevistadas e as suas inserções no sistema de ensino superior em Teresina são, também, destacadas no trabalho. Da mesma forma, dá-se destaque aos discursos feminino e masculino que, na imprensa, propiciavam visibilidade às universitárias. As relações de poder entre as entrevistadas e suas famílias, no que diz respeito à educação feminina, também, são objeto de análise no presente trabalho. Buscou-se, ainda, mediante os depoimentos, mostrar algumas mudanças ocorridas no cotidiano das entrevistadas, após o ingresso no ensino de terceiro grau, bem como o desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Finalmente, analisam-se os discursos feminino e masculino, veiculados pelos jornais, e que significavam a profissionalização feminina, com o intuito de delinear a imagem das mulheres enquanto profissionais. Palavras-chave: gênero, memória, ensino superior
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7666
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

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