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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Chambliss Hoffnagel, Judith | pt_BR |
| dc.contributor.author | Marcuschi, Elizabeth | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:35:38Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:35:38Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Marcuschi, Elizabeth; Chambliss Hoffnagel, Judith. As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769 | - |
| dc.description.abstract | Nas reflexões desenvolvidas neste estudo partimos da suposição de que os parâmetros da avaliação escolar são socialmente construídos e historicamente situados. Consideramos também que o ensino e a avaliação da língua materna no espaço escolar devem ocupar-se essencialmente dos aspectos interativos, cognitivos e discursivos da língua. Admitidos esses fundamentos, questionamos: Como são construídas pelo professor de língua as categorias com as quais ele opera na avaliação dos textos escritos por seus alunos, ou seja, quais são e como são tratados os fenômenos lingüísticos selecionados pelo docente, quando da elaboração de categorias avaliativas? O interesse do nosso estudo volta-se, portanto, para o processo de produção e seleção, pelo professor, das categorias que determinam o valor do texto do aluno, a conhecida redação, e apóia-se predominantemente nas concepções teóricas advindas da Lingüística Cognitiva de base sócio-interacional, articulando a elas contribuições provenientes da Análise do Discurso e da Lingüística de Texto. Concluímos que as categorias avaliativas são interativamente construídas e estabilizadas para fins práticos, adquirindo saliência, nesse processo, os valores lingüísticos inspirados em um modelo monológico (não-dialógico) de redação | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
| dc.subject | Língua materna | pt_BR |
| dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
| dc.title | As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística | |
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|---|---|---|---|---|
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