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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChambliss Hoffnagel, Judith pt_BR
dc.contributor.authorMarcuschi, Elizabethpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:35:38Z-
dc.date.available2014-06-12T18:35:38Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMarcuschi, Elizabeth; Chambliss Hoffnagel, Judith. As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7769-
dc.description.abstractNas reflexões desenvolvidas neste estudo partimos da suposição de que os parâmetros da avaliação escolar são socialmente construídos e historicamente situados. Consideramos também que o ensino e a avaliação da língua materna no espaço escolar devem ocupar-se essencialmente dos aspectos interativos, cognitivos e discursivos da língua. Admitidos esses fundamentos, questionamos: Como são construídas pelo professor de língua as categorias com as quais ele opera na avaliação dos textos escritos por seus alunos, ou seja, quais são e como são tratados os fenômenos lingüísticos selecionados pelo docente, quando da elaboração de categorias avaliativas? O interesse do nosso estudo volta-se, portanto, para o processo de produção e seleção, pelo professor, das categorias que determinam o valor do texto do aluno, a conhecida redação, e apóia-se predominantemente nas concepções teóricas advindas da Lingüística Cognitiva de base sócio-interacional, articulando a elas contribuições provenientes da Análise do Discurso e da Lingüística de Texto. Concluímos que as categorias avaliativas são interativamente construídas e estabilizadas para fins práticos, adquirindo saliência, nesse processo, os valores lingüísticos inspirados em um modelo monológico (não-dialógico) de redaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.titleAs categorias de avaliação da produção textual no discurso do professorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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