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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8176

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRogério de Lemos Meira, Luciano pt_BR
dc.contributor.authorDiniz Cerqueira Leite, Isabellept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:57:58Z-
dc.date.available2014-06-12T22:57:58Z-
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationDiniz Cerqueira Leite, Isabelle; Rogério de Lemos Meira, Luciano. A produção de sentidos na conversação com chatterbots. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8176-
dc.description.abstractA Internet e as novas tecnologias dirigidas à educação trazem desafios para o ambiente educacional, tornando a prática pedagógica mais participativa e proporcionando uma maior interação social em situações virtuais. Fazendo parte dessa tendência estão os chatterbots sistemas computacionais desenvolvidos para interagir com os seres humanos através da Linguagem Natural (LAVEN, 2007). O uso de chatterbots para fins educacionais vem despertando grande interesse ultimamente em centros de pesquisa no Brasil. Porém, seu uso tem restringido o estudante ao papel de formular perguntas ao chatterbot a fim de obter respostas. Sustentamos que esse tipo de uso restringe o potencial pedagógico do chatterbot, limitando-o a um transmissor de informações, e nem garante que os estudantes aprendam os conteúdos debatidos na conversação. Partindo dessa discussão, este trabalho teve como objetivo investigar o processo de produção de sentidos de alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental durante a conversação com um chatterbot especializado em Educação Ambiental, a fim de avaliarmos se essa tecnologia é útil ao processo de ensino-aprendizagem. As discussões teóricas e a elaboração metodológica do presente trabalho basearam-se na perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2003, 2004; MARKOVÀ, 1990, 2006a, 2006b; ROMMETVEIT, 1990). Os resultados encontrados apontam para movimentos linguísticos diversos, elaborados pelos alunos durante a conversação com o chatterbot. Ao oportunizar nos alunos o diálogo interno com discursos que eles têm internalizados, e o diálogo entre discursos, esses movimentos permitem que os sentidos sejam produzidos na conversação. Com base nesses achados, concluímos que chatterbots são úteis ao processo de ensino-aprendizagem, se forem projetados para favorecerem uma atmosfera dialógica durante a conversação, por meio da qual os alunos tornam-se capazes de produzir sentidospt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChatterbotspt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.subjectPerspectiva dialógicapt_BR
dc.titleA produção de sentidos na conversação com chatterbotspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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