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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8176
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rogério de Lemos Meira, Luciano | pt_BR |
dc.contributor.author | Diniz Cerqueira Leite, Isabelle | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T22:57:58Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T22:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Diniz Cerqueira Leite, Isabelle; Rogério de Lemos Meira, Luciano. A produção de sentidos na conversação com chatterbots. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8176 | - |
dc.description.abstract | A Internet e as novas tecnologias dirigidas à educação trazem desafios para o ambiente educacional, tornando a prática pedagógica mais participativa e proporcionando uma maior interação social em situações virtuais. Fazendo parte dessa tendência estão os chatterbots sistemas computacionais desenvolvidos para interagir com os seres humanos através da Linguagem Natural (LAVEN, 2007). O uso de chatterbots para fins educacionais vem despertando grande interesse ultimamente em centros de pesquisa no Brasil. Porém, seu uso tem restringido o estudante ao papel de formular perguntas ao chatterbot a fim de obter respostas. Sustentamos que esse tipo de uso restringe o potencial pedagógico do chatterbot, limitando-o a um transmissor de informações, e nem garante que os estudantes aprendam os conteúdos debatidos na conversação. Partindo dessa discussão, este trabalho teve como objetivo investigar o processo de produção de sentidos de alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental durante a conversação com um chatterbot especializado em Educação Ambiental, a fim de avaliarmos se essa tecnologia é útil ao processo de ensino-aprendizagem. As discussões teóricas e a elaboração metodológica do presente trabalho basearam-se na perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2003, 2004; MARKOVÀ, 1990, 2006a, 2006b; ROMMETVEIT, 1990). Os resultados encontrados apontam para movimentos linguísticos diversos, elaborados pelos alunos durante a conversação com o chatterbot. Ao oportunizar nos alunos o diálogo interno com discursos que eles têm internalizados, e o diálogo entre discursos, esses movimentos permitem que os sentidos sejam produzidos na conversação. Com base nesses achados, concluímos que chatterbots são úteis ao processo de ensino-aprendizagem, se forem projetados para favorecerem uma atmosfera dialógica durante a conversação, por meio da qual os alunos tornam-se capazes de produzir sentidos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Chatterbots | pt_BR |
dc.subject | Produção de sentidos | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva dialógica | pt_BR |
dc.title | A produção de sentidos na conversação com chatterbots | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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