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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8389

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeitão Santos, Selma pt_BR
dc.contributor.authorRegina de Chiaro Ribeiro Rodrigues, Sylviapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T22:59:41Z-
dc.date.available2014-06-12T22:59:41Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationRegina de Chiaro Ribeiro Rodrigues, Sylvia; Leitão Santos, Selma. Argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamento. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8389-
dc.description.abstractO presente estudo investiga possibilidades de desenvolvimento da auto-regulação do pensamento a partir de situações de argumentação em sala de aula. O pressuposto principal deste estudo está na dimensão inerentemente metacognitiva deste tipo específico de discurso, a argumentação, proposta por Leitão (2002). A autora sugere que a argumentação traz em sua própria organização discursiva a possibilidade de promover a constituição de uma reflexão a nível metacognitivo, levando os indivíduos envolvidos a um movimento de auto-regulação do próprio pensamento. Dentre as possibilidades de investigação a respeito da articulação entre argumentação e metacognição, o que este estudo busca trazer de singular é a articulação entre este tipo específico de discurso e a função metacognitiva auto-regulatória de monitoramento do pensamento. O monitoramento, enquanto acompanhamento reflexivo que regula o desenvolvimento dos próprios pensamentos, permite ao indivíduo a organização e ajuste do pensamento, mantendo-o como está, elaborando-o ou reconstruindo-o, sempre que necessário. Sendo assim, a manutenção, elaboração e reconstrução do pensamento são concebidas neste estudo enquanto os resultados possíveis de movimentos regulatórios do pensamento, respectivamente o monitoramento mantenedor, elaborador e reconstrutor. Creditando à linguagem uma função constitutiva do psiquismo humano, este estudo buscou capturar esses movimentos regulatórios de monitoramento no discurso a partir das operações de regulação discursivas propostas por Chabrol (1994), e relacionadas a cada uma das formas de monitoramento, a saber: interrupção simples-monitoramento mantenedor; interrupção com adição e sem ruptura de construção-monitoramento elaborador e interrupção com ruptura de construção-monitoramento reconstrutor. As relações constituídas entre essas duas esferas - discursiva e cognitiva - permearam as análises deste estudo. Assim, uma sala de aula de 5ª série do ensino fundamental foi observada e videogravada durante uma unidade da disciplina de História. No decorrer dessa unidade, três aulas foram transcritas e analisadas. As duas primeiras relativas a uma atividade pré-elaborada pela pesquisadora, atividade esta que fez emergir uma situação de argumentação. A terceira aula caracterizou-se por um funcionamento comum em sala de aula em que o professor pergunta, o aluno responde e o professor faz alguma consideração sobre sua resposta. A análise dessas duas formas de funcionamento de sala de aula permitiu observar que a argumentação, de fato, se constitui em uma organização discursiva privilegiada para o desenvolvimento da função metacognitiva auto-reguladora de monitoramento do pensamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoramento reconstrutorpt_BR
dc.subjectMonitoramento elaboradorpt_BR
dc.subjectMonitoramento mantenedorpt_BR
dc.subjectAuto-regulaçãopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleArgumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamentopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

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