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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8389
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Leitão Santos, Selma | pt_BR |
dc.contributor.author | Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues, Sylvia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T22:59:41Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T22:59:41Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues, Sylvia; Leitão Santos, Selma. Argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamento. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8389 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga possibilidades de desenvolvimento da auto-regulação do pensamento a partir de situações de argumentação em sala de aula. O pressuposto principal deste estudo está na dimensão inerentemente metacognitiva deste tipo específico de discurso, a argumentação, proposta por Leitão (2002). A autora sugere que a argumentação traz em sua própria organização discursiva a possibilidade de promover a constituição de uma reflexão a nível metacognitivo, levando os indivíduos envolvidos a um movimento de auto-regulação do próprio pensamento. Dentre as possibilidades de investigação a respeito da articulação entre argumentação e metacognição, o que este estudo busca trazer de singular é a articulação entre este tipo específico de discurso e a função metacognitiva auto-regulatória de monitoramento do pensamento. O monitoramento, enquanto acompanhamento reflexivo que regula o desenvolvimento dos próprios pensamentos, permite ao indivíduo a organização e ajuste do pensamento, mantendo-o como está, elaborando-o ou reconstruindo-o, sempre que necessário. Sendo assim, a manutenção, elaboração e reconstrução do pensamento são concebidas neste estudo enquanto os resultados possíveis de movimentos regulatórios do pensamento, respectivamente o monitoramento mantenedor, elaborador e reconstrutor. Creditando à linguagem uma função constitutiva do psiquismo humano, este estudo buscou capturar esses movimentos regulatórios de monitoramento no discurso a partir das operações de regulação discursivas propostas por Chabrol (1994), e relacionadas a cada uma das formas de monitoramento, a saber: interrupção simples-monitoramento mantenedor; interrupção com adição e sem ruptura de construção-monitoramento elaborador e interrupção com ruptura de construção-monitoramento reconstrutor. As relações constituídas entre essas duas esferas - discursiva e cognitiva - permearam as análises deste estudo. Assim, uma sala de aula de 5ª série do ensino fundamental foi observada e videogravada durante uma unidade da disciplina de História. No decorrer dessa unidade, três aulas foram transcritas e analisadas. As duas primeiras relativas a uma atividade pré-elaborada pela pesquisadora, atividade esta que fez emergir uma situação de argumentação. A terceira aula caracterizou-se por um funcionamento comum em sala de aula em que o professor pergunta, o aluno responde e o professor faz alguma consideração sobre sua resposta. A análise dessas duas formas de funcionamento de sala de aula permitiu observar que a argumentação, de fato, se constitui em uma organização discursiva privilegiada para o desenvolvimento da função metacognitiva auto-reguladora de monitoramento do pensamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Monitoramento reconstrutor | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento elaborador | pt_BR |
dc.subject | Monitoramento mantenedor | pt_BR |
dc.subject | Auto-regulação | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.title | Argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamento | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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