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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Edvane Borges dapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Elthon Gomes Fernandes dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:13:04Z
dc.date.available2014-06-12T23:13:04Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationGomes Fernandes da Silva, Elthon; Borges da Silva, Edvane. Triagem auditiva em estudantes do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Vitória de Santo Antão. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9096
dc.description.abstractA audição permite ao ser humano receber informações do ambiente em que está inserido, e interagir com ele à medida que o identifica, o reconhece e o explora. Em 2007 foi criado o Programa de Saúde Escolar (PSE). O programa oferece, entre várias ações, a oportunidade de realização de triagem auditiva para os estudantes da rede pública de ensino. No entanto, não abrange todos os municípios brasileiros, a exemplo de Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco (PE). A partir destes dados presume-se que os estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de ensino, estejam desassistidos no que se refere à avaliação auditiva. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar a audição de estudantes do ensino fundamental do 2° ao 5° ano de 03 (três) escolas públicas municipais de Vitória de Santo Antão PE. Como objetivos específicos foram propostos: caracterizar os resultados obtidos no teste auditivo aplicado, segundo intensidade de respostas e freqüências testadas; caracterizar as respostas auditivas das crianças avaliadas segundo série escolar, nível sócio-econômico e condições de saneamento básico; e caracterizar as queixas auditivas das crianças avaliadas. O estudo foi do tipo observacional, transversal e descritivo. A população de estudo foi composta de 127 crianças, do 2° ao 5° ano, de 06 a 12 anos. Mediante autorização, os responsáveis pelas crianças responderam entrevista com perguntas sobre dados socioeconômicos e de saúde, e as crianças passaram pela triagem auditiva que constava de inspeção do meato acústico externo e audiometria. Foi verificado que 106 crianças (83,5%) passaram na triagem auditiva, enquanto 21 crianças (16,5%) falharam. As variáveis: histórico de perda auditiva na família; presença de queixas auditivas; baixa escolaridade; baixa renda familiar; nascimento prematuro; baixo peso ao nascer e saneamento básico deficiente, estiveram presentes, porém não apresentaram número suficiente para estabelecimento de uma correlação com o resultado Falha na triagempt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambucopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgramas de rastreamentopt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAudiometriapt_BR
dc.titleTriagem auditiva em estudantes do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Vitória de Santo Antãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Humana e Meio Ambiente

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