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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWeber, Silke pt_BR
dc.contributor.authorMaria Alencar da Silva, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:16:28Z-
dc.date.available2014-06-12T23:16:28Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMaria Alencar da Silva, Rosane; Weber, Silke. Discurso científico e construção coletiva do saber : a dimensão interativa da atividade acadêmico-científica. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9858-
dc.description.abstractInserida nas reflexões contemporâneas da Teoria Social, relativas à questão da construção do conhecimento científico e dos questionamentos quanto à idéia de objetividade científica nas ciências sociais, a tese tem por objetivo descrever e analisar os métodos e estratégias utilizadas na construção coletiva do conhecimento acadêmicocientífico. O corpus com que trabalhamos é constituído de 12 seminários de pesquisa, realizados em programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Esses seminários são organizados em três fases: abertura, exposição e debate. Os participantes apresentam uma composição variada de graus de expertise em relação aos temas abordados. A transcrição dos dados videografados teve por base a seqüencialidade e temporalidade da interação e a organização da própria atividade. A análise realizada revela uma mentalidade analítica particular desenvolvida pela Análise Conversacional de origem etnometodológica. Nessa análise focalizamos: a) a forma como os participantes se inserem na atividade durante as aberturas; b) a seleção e o tratamento dado às categorias pessoais durante a atividade e; c) a trajetória discursiva dos objetos do saber durante os debates. Tal análise revelou (a) a abertura dos seminários caracterizada por processos de auto-categorização e hetero-categorização dos participantes; (b) as categorias pessoais, assim como aquelas referentes à atividade e aos objetos discursivos, se apresentaram intimamente relacionadas e em constantes movimentações de estabilização e instabilização e (c) um processo de co-construção dos argumentos nas trocas discursivas realizadas durante o debate. Esses resultados corroboram as análises realizadas pelos estudos sociais da ciência quanto à dimensão discursiva, incarnada e distribuída do conhecimento científico. E, no quadro mais geral da teoria social, o presente estudo contribuiu para a consideração da dimensão interativa das contingências no estudo da realidade socialpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso científicopt_BR
dc.subjectconstrução coletivapt_BR
dc.titleDiscurso científico e construção coletiva do saber : a dimensão interativa da atividade acadêmico-científicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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