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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9858
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Weber, Silke | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria Alencar da Silva, Rosane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T23:16:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T23:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Alencar da Silva, Rosane; Weber, Silke. Discurso científico e construção coletiva do saber : a dimensão interativa da atividade acadêmico-científica. 2004. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9858 | - |
dc.description.abstract | Inserida nas reflexões contemporâneas da Teoria Social, relativas à questão da construção do conhecimento científico e dos questionamentos quanto à idéia de objetividade científica nas ciências sociais, a tese tem por objetivo descrever e analisar os métodos e estratégias utilizadas na construção coletiva do conhecimento acadêmicocientífico. O corpus com que trabalhamos é constituído de 12 seminários de pesquisa, realizados em programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Esses seminários são organizados em três fases: abertura, exposição e debate. Os participantes apresentam uma composição variada de graus de expertise em relação aos temas abordados. A transcrição dos dados videografados teve por base a seqüencialidade e temporalidade da interação e a organização da própria atividade. A análise realizada revela uma mentalidade analítica particular desenvolvida pela Análise Conversacional de origem etnometodológica. Nessa análise focalizamos: a) a forma como os participantes se inserem na atividade durante as aberturas; b) a seleção e o tratamento dado às categorias pessoais durante a atividade e; c) a trajetória discursiva dos objetos do saber durante os debates. Tal análise revelou (a) a abertura dos seminários caracterizada por processos de auto-categorização e hetero-categorização dos participantes; (b) as categorias pessoais, assim como aquelas referentes à atividade e aos objetos discursivos, se apresentaram intimamente relacionadas e em constantes movimentações de estabilização e instabilização e (c) um processo de co-construção dos argumentos nas trocas discursivas realizadas durante o debate. Esses resultados corroboram as análises realizadas pelos estudos sociais da ciência quanto à dimensão discursiva, incarnada e distribuída do conhecimento científico. E, no quadro mais geral da teoria social, o presente estudo contribuiu para a consideração da dimensão interativa das contingências no estudo da realidade social | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Discurso científico | pt_BR |
dc.subject | construção coletiva | pt_BR |
dc.title | Discurso científico e construção coletiva do saber : a dimensão interativa da atividade acadêmico-científica | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Sociologia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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