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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCosta, Anita Aline Albuquerque
dc.contributor.authorSoares, Ivone Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T23:17:12Z
dc.date.available2014-06-12T23:17:12Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationMonteiro Soares, Ivone; Aline Albuquerque Costa, Anita. Motivação no trabalho: Uma pesquisa junto aos servidores técnico-administrativos da fundação Universidade Estadual do Ceará. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9992
dc.description.abstractO estudo da motivação tem, nos últimos tempos, sido objeto de inúmeras pesquisas na área de ciências humanas e sociais. No entanto, a temática da motivação no trabalho ainda é pouco explorada, sobretudo nas organizações de serviços. Constituiu objetivo geral da pesquisa analisar a motivação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), mediante avaliação dos níveis de valências, instrumentalidades e expectativas em relação aos resultados de trabalho, segundo a Teoria das Expectativas, de Victor Vroom, uma das teorias dominantes da psicologia organizacional que propicia uma melhor explicação e compreensão do relacionamento do homem com o seu trabalho. A modalidade de pesquisa conduziu ao levantamento de campo, de modo a permitir o tratamento estatístico, com vistas à confiabilidade e validade das respostas dos servidores, através do questionário, principal instrumento utilizado no levantamento de dados. A pesquisa, realizada em outubro de 2002, nos Campi - Capital e Interior da UECE, consistiu de um determinado estrato de servidores do segmento técnico-administrativo, de ensino médio e superior, categoria funcional mais envolvida com as atividades-meio, população de interesse para este trabalho. O procedimento da análise dos resultados constou do cálculo das frequências relacionadas às valências, instrumentalidades e expectativas referentes aos resultados de trabalho, através das variáveis: Realização no Trabalho; Reconhecimento e Valorização no Trabalho; Condições de Trabalho; Sobrevivência Pessoal e Familiar e da estimativa da força motivacional, referente a cada uma delas, de acordo com o modelo teórico de Vroom. As conclusões, por não serem definitivas, levando-se em conta a complexidade e subjetividade do tema, levaram a supor uma baixa expectativa por parte dos respondentes em relação aos resultados de trabalho, como também uma expressiva força motivacional direcionada à variável Condições de Trabalho , o que reflete o quanto é importante para os servidores aspectos das relações sociais, divisão e organização do trabalhopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectInstituições públicaspt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titleMotivação no trabalho: Uma pesquisa junto aos servidores técnico-administrativos da fundação Universidade Estadual do Cearápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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