Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10066
Share on
Title: | Abrindo e fechando portas: Diagnóstico das Bibliotecas Públicas Municipais da Região Metropolitana Norte de Recife – PE |
Authors: | Cunha Júnior, Moaci Vilarino da Correia, Anna Elizabeth Galvão Coutinho |
Keywords: | BIBLIOTECA PÚBLICA; BIBLIOTECA PÚBLICA – BRASIL; BIBLIOTECA PÚBLICA – PERNAMBUCO |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Biblionline |
Series/Report no.: | v 3;n 1 |
Abstract: | No Estado de Pernambuco existem atualmente, em funcionamento, 179 bibliotecas municipais, ligadas entre si pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Pernambuco. Na Região Metropolitana Norte do Recife, encontram-se 06 destas instituições, distribuídas nos municípios de Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Paulista e Olinda. O município de Abreu e Lima não tem biblioteca municipal. A partir da análise de documentos, de questionários, e da observação do local pelo pesquisador, traçou-se um perfil geral destas bibliotecas, com o objetivo de analisar o funcionamento das bibliotecas e sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Estado. O diagnostico revela que as instituições restringem suas atividades na função educacional, tendo assim pouca contribuição para a cultura dos municípios. A pesquisa revela também ausência de políticas públicas para bibliotecas, o que reflete diretamente na falta de infra-estrutura física, equipamentos, recursos tecnológicos e na carência de recursos humanos capacitados. Além do que, frisa a importância do Sistema de |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10066 |
Appears in Collections: | Artigos de periódicos (CAC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Abrindo e fechando portas_Diagnóstico das Bibliotecas Públicas Municipais da Região Metropolitana Norte de Recife PE.pdf | 133,1 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.