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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10185
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Título : | Apego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantil |
Autor : | Matos, Débora Kardozo Rabelo |
Palabras clave : | Teoria do apego; Educação infantil; Relação professor - aluno; Habilidades escolares |
Fecha de publicación : | 31-ene-2013 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Matos, Débora Kardozo Rabelo.Apego e Habilidades Escolares em Alunos de Educação Infantil.Recife: UFPE, 2013. |
Resumen : | A teoria do Apego, desenvolvida por John Bowlby, a partir das contribuições de Mary Ainsworth, considera que os padrões de cuidados maternos e o tipo de relação da mãe para com a criança desenvolvem nesta determinadas representações de si mesma e de suas relações com o outro e com o mundo. Essas representações servem como base para padrões de comportamento e afeto nas relações, chamadas Internal Working Model(IWM) ou Modelos Operativos Internos, os quais são também influenciados por figuras secundárias de apego, tal como a professora de Educação Infantil. O presente trabalho teve como objetivo estudar de que forma os Modelos Operativos Internos repercutem sobre o aprendizado das habilidades escolares de Matemática, Leitura e Escrita em alunos da Educação Infantil. Participaram vinte e quatro alunos de Educação Infantil, da faixa etária de cinco anos. Foram averiguadas as relações de apego da criança para com a mãe e para com a professora. Os resultados foram correlacionados com o desempenho dos mesmos em atividades nas áreas de matemática, leitura e escrita. Aspectos da atitude da professora foram averiguados através de questionário específico. Os resultados apontam para a importância da relação de apego segura doaluno para com a professora e uma atitude de sensibilidade e disponibilidade por parte da professora como preditores de um bom desempenho na área de Matemática. O bom desempenho na área de escrita, por sua vez está relacionado a uma relação de segurança da criança para com figura de apego primária. De forma que as relações de apego, na forma de segurança/insegurança apresentaram-se como um fator significativo para o bom desenvolvimento de habilidades escolares em crianças de Educação Infantil. Tais resultados corroboram para o avanço da compreensão da dinâmica cognição-afeto. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10185 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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