Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10488

Compartilhe esta página

Título: Abundância relativa, padrões de atividade e uso de habitat de onça-pintada e onça-parda no norte da Amazônia Brasileira
Autor(es): ALFONSO-REYES, Andrés Felipe
Palavras-chave: Panthera onca; Puma concolor; abundância; atividade; uso de habitat; Amazônia
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALFONSO-REYES, Andres Felipe. Abundância relativa, padrões de atividade e uso de habitat por onça-pintada e onça-parda no norte da Amazônia brasileira. Recife, 2013. 71f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCB. Biologia Animal, 2013..
Abstract: O estudo da abundância, a atividade e o uso de habitat da onça-pintada e da onça-parda na região da Amazônia não tem sido amplo como acontece em outros biomas devido a fatores como a acessibilidade, as condições climáticas e ambientais, o que dificulta o desenvolvimento de pesquisas e assim ter uma visão mais abrangente de como as atividades humanas impactam estes aspectos biológicos destes predadores topo. Realizou-se uma pesquisa no assentamento Entre Rios (área antrópica) e na Reserva Biológica Uatumã (unidade de conservação) ao norte do rio Amazonas utilizando armadilhamento fotográfico visando levantar informação sobre a abundância da onça-pintada (Panthera onca), da onça-parda (Puma concolor), seus padrões de atividade e o uso que fazem do habitat. Durante 69 dias em Entre Rios e 76 dias na REBIO Uatumã registrou-se a presença da onça-pintada nas duas áreas e a presença da onça-parda só para a REBIO Uatumã. A abundância das onças foi mais alta na REBIO Uatumã no que em Entre rios. A onça-pintada em Entre rios esteve ativa no período diurno e na REBIO Uatumã esteve ativa nos períodos noturno e crepuscular-diurno, enquanto que a onça-parda esteve ativa ao longo do dia. A onça-pintada em Entre rios quanto na REBIO Uatumã ocorreu com maior frequência na baixada e a onça-parda na REBIO Uatumã no platô e na vertente, zonas montanhosas não alagáveis de pouca elevação. Os resultados aqui obtidos mostraram que a abundancia da onça-pintada e da onça-parda neste estudo foi uma das maiores já registradas na Amazônia, que seus ritmos de atividade esse sobrepuseram temporalmente e que houve segregação espacial como uma forma de evitar competição.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10488
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Andrés Reyes.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons