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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10862

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Título: Elementos sensoriais em supermercados: uma investigação na perspectiva transformativa do consumidor junto a pessoas com deficiência visual
Autor(es): DAMASCENA, Elielson Oliveira
Palavras-chave: Elementos Sensoriais; Atmosfera de Loja; Supermercado; Consumidores com Deficiência Visual; Pesquisa Transformativa do Consumidor; Receptores sensoriais; Mercados; Lojas de varejo; Acessibilidade para pessoas com deficiência; Consumidores - preferência
Data do documento: 22-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DAMASCENA, Elielson Oliveira. Elementos sensoriais em supermercados: uma investigação na perspectiva transformativa do consumidor junto a pessoas com deficiência visual . Recife, 2013. 121 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
Abstract: Vivemos em uma sociedade de consumo, e comprar constitui-se um ritual importante e cotidiano da vida moderna. Desenvolver ambientes que ofereçam, de forma satisfatória, possibilidades de inclusão a indivíduos que desejam exercer um papel de consumidor é uma das formas de promover bem-estar. Esta dissertação objetiva compreender como deficientes visuais interpretam os elementos sensoriais em ambientes de varejo de supermercados. O estudo tem uma abordagem interpretativista, e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa interpretativa básica de caráter descritivo. Foram realizadas 16 entrevistas individuais, face a face, semi-estruturadas com consumidores com deficiência visual que realizam compras, pelo menos uma vez ao mês, em supermercados. Os indivíduos acessados em três instituições de apoio a pessoas cegas, na cidade do Recife-Pernambuco. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica da análise de discurso. Os resultados mostram que as pessoas com deficiência visual interpretam os elementos sensoriais do supermercado como facilitadores da interação consumidor-ambiente, podendo minimizar ou anular barreiras ambientais. Há uma apropriação e resignificação funcional de elementos sensoriais. A vulnerabilidade desse grupo de consumidores é reforçada pela não disponibilidade de alguns elementos sensórios específicos e cruciais para essas pessoas, como texturas nos pisos e escritas em Braille ou em altorrelevo ou estímulos sonoros. São apresentadas proposições transformativas para que o ambiente de supermercado possa se tornar mais adequado para esses consumidores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10862
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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