Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11036
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem de gestores sobre suas práxis de estratégia: um estudo qualitativo em uma organização produtora de álcool do Estado de Pernambuco |
Autor(es): | Moraes, Ionete Cavalcanti |
Palavras-chave: | Estratégia como prática; Práxis de estratégia; Teoria da aprendizagem pela experiência; Teoria da aprendizagem situada |
Data do documento: | 25-Fev-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MORAES, Ionete Cavalcanti de. Aprendizagem de gestores sobre suas práxis de estratégia: um estudo qualitativo em uma organização produtora de álcool do Estado de Pernambuco. Recife, 2013. 192 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo geral compreender como gestores do setor sucroalcooleiro aprendem sobre suas práxis de estratégia, mais especificamente as relacionadas à rotina de controle de qualidade do processo de produção do álcool. Quatro práxis de estratégia ligadas a esta rotina foram identificadas: analisar situações, planejar, criar parâmetros e procedimentos de controle e gerenciar equipes. Duas teorias da área de aprendizagem organizacional - a aprendizagem pela experiência e a aprendizagem situada - foram utilizadas como lente para investigar este fenômeno. Utilizou-se também como fundamentação teórica, estudos das abordagens da estratégia como prática e gestão da qualidade. Trata-se de um estudo qualitativo de caso único, e foi realizado em uma usina que produz álcool situada na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada por meio de nove entrevistas semiestruturada, observação e documentos. A análise dos dados compreendeu uma descrição rica do caso, interpretação dos dados e a formação das categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que a aprendizagem dos gestores ocorre cotidianamente, no momento em que vivenciam situações habituais e novas. À medida que eles vivenciam estas situações, passam a observar e refletir sobre as mesmas, buscando sempre maneiras mais eficientes de realizar suas práxis. Os achados também revelaram que os gestores aprendem ao interagir com diferentes pessoas e ao participar de comunidades de prática. No que se refere ao conteúdo da aprendizagem dos gestores, concluiu-se que precisaram aprender a analisar situações, planejar, criar parâmetros e procedimentos de controle e gerenciar equipes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11036 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE IONETE CAVALCANTI DE MORAES.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons