Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1112
Share on
Title: | Xangô rezado baixo. Xambá tocando alto : a reprodução da tradição religiosa através da música |
Authors: | GUERRA, Lúcia Helena Barbosa |
Keywords: | Festa; Música; Bongar; Xangô; Xambá |
Issue Date: | 31-Jan-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Helena Barbosa Guerra, Lúcia; Bivar Carneiro Campos, Roberta. Xangô rezado baixo. Xambá tocando alto : a reprodução da tradição religiosa através da música. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | A construção dessa dissertação é fruto de pesquisa realizada ao longo dos últimos quatro anos no Terreiro Santa Bárbara da Nação Xambá, localizado na cidade de Olinda/PE. Busquei entender como os jovens, representados aqui pelo grupo musical Bongar, se utilizam da música para evidenciar a importância religiosa da sua Nação, tida por muitos pesquisadores como extinta. Para compreender as transformações ocorridas no terreiro ao longo da última década; dentre elas a conquista do título de Quilombo Urbano; procurei resgatar a história da Nação Xambá, desde a sua chegada em Pernambuco na década de 20 até os dias de hoje. Investiguei no contexto desta comunidade a relação entre religião e festa, que por sua vez conecta dois universos dialéticos: o sagrado e o profano. Para pensar estes laços, elegi festejos que fazem parte do calendário do terreiro, objetivando identificar elementos do sagrado interagindo com elementos do profano, além de observar as funções sociais das festas dentro do âmbito da Nação Xambá |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1112 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo884_1.pdf | 16,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License