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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11131
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Título: | “A gente anda com o bom e o mau ao lado...” : representações sociais da vitória/derrota segundo atletas do esporte de alto rendimento |
Autor(es): | AMBLARD, Isabela |
Palavras-chave: | Representações sociais; Esporte de alto rendimento; Vitória; Derrota; Atletas-adolescentes. |
Data do documento: | 31-Jan-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AMBLARD, Isabela. 'A gente anda com o bom e o mau ao lado ...': representações sociais da vitória/derrota segundo atletas do esporte de alto rendimento. Recife, 2012. 166 folhas Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Recife, 2012. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da vitória/derrota construídas por atletas-adolescentes do esporte de alto rendimento na cidade do Recife. A adolescência é compreendida a partir da Psicologia Sócio Histórica, e o embasamento teórico-metodológico adotado é a Teoria das Representações Sociais, que aborda os sujeitos inseridos em diferentes contextos socioculturais, lugares de pertencimento, experiências individuais e coletivas, crenças, saberes e sentimentos compartilhados por seus grupos de pares. A natureza da pesquisa é qualitativa e teve por objetivos específicos descrever, compreender e explicar os sentidos atribuídos pelos atletas-adolescentes. Adotou-se a perspectiva plurimetodológica com variados recursos de coleta e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram os questionários de associação livre (1ª etapa), com a identificação do campo semântico das representações, e entrevistas semi-dirigidas (2ª etapa), com o objetivo de capturar os elementos centrais das representações sociais. Na análise dos dados, o software EVOC e as técnicas de análise temática de conteúdo de Bardin. Participaram 101 atletas-adolescentes do esporte de alto rendimento, na faixa etária entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, atuantes de modalidade individual (natação) e coletiva (vôlei). Identificamos as representações de vitória/derrota a partir de três dimensões: a dimensão pessoal e motivacional, a dimensão afetivo-emocional, e a dimensão técnica, sinalizando um sentido subjetivo e outro técnico. De modo geral, a vitória/derrota apresenta sentidos compartilhados de sentimentos positivados de superação. Nas situações de vitória, interpretamos que o mérito é compartilhado entre os sujeitos e os treinamentos executados por eles, enquanto na derrota, o sujeito assume de modo solitário a culpa pelo fracasso, e aparece a autoproteção em relação às frustrações e decepções decorrentes de suas performances. As experiências do esporte de alto rendimento parecem repercutir como aprendizados para a vida. Verificamos, ainda, idealizações de: atletas, adolescentes, filhos e pais, que sugerem sistemas de representações interligados, formando redes de significações, a partir das quais os sujeitos atribuem sentidos aos seus modos de ser e agir. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11131 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
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