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Título : O uso de indicadores de desempenho: um estudo de caso sobre a aderência do modelo de gestão Todos por Pernambuco à Literatura
Autor : JULIÃO, Clayton de Mendonça
Palabras clave : Indicadores de desempenho; Avaliação de desempenho; Balanced Scorecard; Setor Público
Fecha de publicación : 17-feb-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa objetivou analisar a aderência do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco à literatura para uso de indicadores de desempenho. Foi, portanto, realizada pesquisa qualitativa e descritiva, através de um estudo de caso no Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, a qual abordou um objetivo estratégico desse modelo: o Pacto pela Educação. Para realização da investigação foram realizadas análise documental e observações diretas, bem como foram aplicadas oito entrevistas a gestores avaliadores e avaliados do governo do estado. Foram entrevistados o Gestor do Núcleo de Gestão por Resultados, um Gerente Regional de Educação e seis Diretores de escolas da rede pública estadual, os quais foram selecionados da Gerência Regional de Educação - GRE - Metropolitana Norte, sendo dois Diretores das melhores escolas dessa GRE, dois Diretores das escolas com pior posicionamento no ranking estadual, e outros dois que tiveram a maior, e a menor, variação percentual nos indicadores de desempenho. Os dados coletados foram analisados em conformidade com a literatura sobre indicadores de desempenho. E, por fim, o presente estudo concluiu que o Modelo de Gestão investigado observa parcialmente o que preconiza a literatura da área estudada. Como aspectos observados da literatura, o Modelo Todos por Pernambuco: apresenta um alinhamento entre o planejamento estratégico e seus orçamentos, é receptível a sugestões de alteração, criação e exclusão de indicadores, premia colaboradores que alcançam as metas, e dá transparência e publicidade dos resultados obtidos pelos gestores. E como aspectos não observados da literatura, o Modelo de Gestão estudado: não fez estudo das relações de causas e efeitos das perspectivas do modelo estudado, não avaliou os pontos críticos, não possui sistema próprio para acompanhamento dos indicadores e não dotou as entidades avaliadas com infraestrutura básica, conforme Termo de Compromisso.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11510
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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