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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorResende, Antonio Paulo de Morais -
dc.contributor.authorNascimento, Uelba Alexandre do-
dc.date.accessioned2015-03-11T12:07:03Z-
dc.date.available2015-03-11T12:07:03Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872-
dc.description.abstractQuando falamos em boemia quase sempre vem em nossas mentes à noite, os bares, a música, os homens e suas amizades. Tema instigante e curioso, ela provoca sensações diversas aos que se propõem a estudá-la além de algumas questões interessantes. Mas o que é mesmo boemia? O que é o ser boêmio? Que sociabilidades permeiam esse mundo? Geralmente tendemos a identificar boemia com o mundo masculino, uma associação frequente e que ainda perdura nos dias de hoje. Mas será que as mulheres também não são boêmias? E se são, como podemos ver uma boemia feminina? São estas e outras questões que esta tese tenta responder, visando desconstruir algumas imagens preconcebidas que temos sobre a boemia e sobre o mundo boêmio tendo como principal fonte de pesquisa as canções de maior sucesso entre as décadas de 1940 e 1950, considerada, por muito tempo, como duas décadas sem uma produção musical de qualidade. Nosso maior objetivo é perceber dentro do universo da música popular, especialmente o samba e suas variantes, a construção do que é a boemia e o “ser boêmio”, nos revelando variados aspectos de um cotidiano noturno, permeado por sociabilidades e sensibilidades diversas, além das construções de gênero que estas canções direta ou indiretamente representam.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBoemiapt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectSamba cançãopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.titleBoemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

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