Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872
Share on
Title: | Boemia, aqui me tens de regresso: mundo boêmio e sensibilidades na MPB (1940-1950) |
Authors: | Nascimento, Uelba Alexandre do |
Keywords: | Boemia; Samba; Samba canção; Relações de gênero |
Issue Date: | 30-Jun-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Quando falamos em boemia quase sempre vem em nossas mentes à noite, os bares, a música, os homens e suas amizades. Tema instigante e curioso, ela provoca sensações diversas aos que se propõem a estudá-la além de algumas questões interessantes. Mas o que é mesmo boemia? O que é o ser boêmio? Que sociabilidades permeiam esse mundo? Geralmente tendemos a identificar boemia com o mundo masculino, uma associação frequente e que ainda perdura nos dias de hoje. Mas será que as mulheres também não são boêmias? E se são, como podemos ver uma boemia feminina? São estas e outras questões que esta tese tenta responder, visando desconstruir algumas imagens preconcebidas que temos sobre a boemia e sobre o mundo boêmio tendo como principal fonte de pesquisa as canções de maior sucesso entre as décadas de 1940 e 1950, considerada, por muito tempo, como duas décadas sem uma produção musical de qualidade. Nosso maior objetivo é perceber dentro do universo da música popular, especialmente o samba e suas variantes, a construção do que é a boemia e o “ser boêmio”, nos revelando variados aspectos de um cotidiano noturno, permeado por sociabilidades e sensibilidades diversas, além das construções de gênero que estas canções direta ou indiretamente representam. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11872 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Uelba Alexandre do Nascimento.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License