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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12302

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGomez, Carla Regina Pasa -
dc.contributor.authorOliveira, Verônica Macário de-
dc.date.accessioned2015-03-12T19:52:17Z-
dc.date.available2015-03-12T19:52:17Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12302-
dc.description.abstractO objetivo geral desta tese foi analisar os papéis dos governos, das empresas e da sociedade civil para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Para alcançá-lo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (I) Identificar os papéis de promoção do consumo sustentável nas abordagens existentes na literatura; (II) Classificar os papéis identificados de acordo com atuação dos atores de governo, das empresas e da sociedade civil; (III) Validar o conjunto de papéis identificados a partir de uma consulta, com o uso do método Policy Delphi, a um conjunto de especialistas no tema, considerando as características do contexto brasileiro; (IV) Realizar uma verificação empírica da aplicação dos papéis validados junto ao programa de redução do consumo de sacolas plásticas em Xanxerê - SC. Na etapa do Policy Delphi participaram quarenta especialistas divididos em quatro grupos de acordo com a experiência que possuem com a temática, a saber: academia, governo, empresas e sociedade civil. E, no estudo de caso, cinco integrantes do programa participaram das entrevistas semiestruturadas as quais foram examinadas pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram a relevância de trinta e cinco dos trinta e oito papéis analisados para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Além disto, eles reforçaram que as questões que envolvem a promoção do consumo sustentável incluem tanto o lado do consumo quanto o da produção, o que impõe a necessidade de se adotar uma abordagem integrativa que contemple a atuação e a articulação entre os atores dos governos, das empresas e da sociedade civil, o que pode ser verificado nas etapas da pesquisa realizadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titlePromoção do consumo sustentável no contexto brasileiro: uma análise dos papéis dos governos, das empresas e da sociedade civilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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