Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa dept_BR
dc.contributor.authorBARROS, Heitor Arôxapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:39Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:39Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationArôxa Barros, Heitor; Ricardo Costa de Mendonça, José. Relação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distância. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1237
dc.description.abstractNo Brasil o tema e-mentoring ainda é pouco explorado, e quando relacionado ao gerenciamento de impressões, não se observa na literatura relatos desses temas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre a relação de e-mentoring e os aspectos de gerenciamento de impressão entre tutor e aluno (mentor-mentorado) de pós-graduação em administração na modalidade a distância. Adotou uma abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados, utilizando entrevistas e análise de documentos como técnica de coleta, e análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados revelaram que o professor tutor pode fornecer apoio de carreira e psicossocial para o aluno mentorado em um curto prazo, de aproximadamente 40 dias, discordando de Kram (1985), o qual observou de 6 meses a 1 ano. As funções de carreira apresentaram uma maior evidência quando comparada às funções psicossociais. A simpatia e o carisma do tutor mentor são considerados como um fator determinante na escolha do mentor. No aspecto do gerenciamento de impressões, a estratégia mais utilizada para estabelecer e manter a relação de mentoria virtual foi a insinuação, e a única tática evidenciada para isso foi a assertividade. De maneira geral, o presente estudo contribuiu para o entendimento e a expansão dos temas e-mentoring, gerenciamento de impressões na web e EAD. E também pôde mostrar que a relação de mentoria virtual traz melhoria na qualidade dos relacionamentos entre professor tutor e alunopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectE-mentoringpt_BR
dc.subjectGerenciamento de impressõespt_BR
dc.subjectEducação a distância.pt_BR
dc.titleRelação tutor-aluno: um estudo sobre o e-mentoring e aspectos de gerenciamento de impressões em Pós-graduação de Administração na educação a distânciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo3438_1.pdf1,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons