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Título : Perfil dos Discentes Ingressos e Evasão Escolar nos Cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco
Autor : GURGEL, Ludmila Galindo França
Palabras clave : Perfil epidemiológico; Educação; Saúde; Estudantes
Fecha de publicación : 25-feb-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GURGEL, Ludmila Galindo França. Perfil dos discentes ingressos e da evasão escolar nos cursos do Centro de Ciências da Sáude da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2011. 66 f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Odontologia, 2011.
Resumen : A realização de levantamentos, buscando conhecer as características e a opinião dos estudantes do nível superior, pode fornecer importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (CCS/UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do segundo período, contendo perguntas referentes aos aspectos sócioeconômicos e pessoais, ao grau de satisfação com o curso, e às expectativas após formados. O perfil dos estudantes do CCS/UFPE (n=210) caracterizou-se por um predomínio do gênero feminino, na faixa etária entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, e considerou o curso correspondente às suas expectativas. Após o término do curso a maioria pretende: realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. Conclui-se que o perfil encontrado é homogêneo para os cursos do CCS/UFPE. Persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12584
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Odontologia

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