Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1260

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de
dc.contributor.authorAGUIAR, Edvan Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:08:46Z
dc.date.available2014-06-12T15:08:46Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCruz Aguiar, Edvan; Alencar de Farias, Salomão. Elementos sensoriais da atmosfera de serviços gastronômicos centrados na experiência e seus significados para o consumidor. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1260
dc.description.abstractA concepção de experiência assume papel de destaque quando se trata do entendimento sobre o comportamento de consumo. Os elementos sensoriais presentes na atmosfera de serviços são considerados relevantes, já que podem influenciar a percepção, a atitude e o comportamento dos clientes. Este foi o aspecto que interessou esta dissertação. Apesar dos esforços dos gestores em fazer uso das dimensões sensoriais da atmosfera de loja para a oferta de experiências de consumo, quem atribui o significado a elas são os próprios clientes, posto que estas são únicas para cada um e que sua própria concepção pressupõe um estado essencialmente subjetivo e intrínseco ao indivíduo. Portanto, esta dissertação se propôs a identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos elementos sensoriais presentes em uma atmosfera de serviços gastronômicos centrados na experiência. O estudo investigou o fenômeno por meio de uma perspectiva diferente, fazendo uso de um método alternativo ao preponderante na literatura revisada, seguindo uma orientação paradigmática construtivista. Fez-se uso de estudo de caso alinhado à abordagem fenomenológica, bem como entrevistas e observações para a coleta de dados. As técnicas de análise de conteúdo e de discurso também foram utilizadas. Os resultados mostram que os consumidores interpretam os elementos sensoriais de forma holística. Os significados são atribuídos aos elementos e, ao mesmo tempo, ao contexto da atmosfera de serviços, ou seja, da proposta da experiência oferecida. O estudo identificou os seguintes significados: bem-estar, retrô, tranquilidade, conforto, agradável, convidativo para a conversa, relaxante, descontraído, animado, alegre, vivo, único e diferenciado. Ressalta-se o êxito da organização de serviços investigada em tornar a proposta de experiência clara para os seus clientes, a ponto de os significados serem congruentes e compartilhados entre atmosfera e consumidores. Entende-se que este trabalho traz uma perspectiva alternativa para o estudo do comportamento do consumidor relacionada à influência do ambiente sensorial e à experiência de consumopt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtmosfera de lojapt_BR
dc.subjectServiços centrados na experiênciapt_BR
dc.subjectConsumo experiencialpt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.titleElementos sensoriais da atmosfera de serviços gastronômicos centrados na experiência e seus significados para o consumidorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo8489_1.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons