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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12843
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Edilson Fernandez de | |
dc.contributor.author | SANTOS, Edilson Laurentino dos | |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T13:30:23Z | |
dc.date.available | 2015-04-10T13:30:23Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Edilson Laurentino dos. A educação do corpo nas décadas de 30 e 40: fragmentos do Método Natural de Georges Hébert na Educação Física Brasileira. Recife, 2012. 188f. : Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação. Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12843 | |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de identificar as contribuições do Método Natural de Educação Física, elaborado por Georges Hébert (1875-1957), um oficial da marinha de guerra e educador francês, que na primeira metade do século XX, sistematizou um conjunto de procedimentos para exercitar o corpo, e como este método contribuiu para a constituição metodológica da Ginástica Francesa. A escola francesa de ginástica foi adotada como oficial no Brasil em 1929 a partir do Regulamento Geral nº 7 do Ministério da Guerra, implementado primeiramente nas escolas militares de educação física e logo em seguida nas escolas civis. O período determinado para nossos estudos corresponde às décadas de 30 e 40 do início do século XX, período este que em nossa história corresponde à chegada de diversas teorias ginásticas que subsidiaram as discussões e nortearam a implementação de práticas corporais e educacionais na Educação Física em escolas de todo o país. Nossa pesquisa se dispõe a realizar uma análise documental - revisão de literatura - das obras literárias referentes à historiografia da Educação Física referente a este período, e em especial alguns dos escritos, artigos, e parte das obras do próprio Georges Hébert - as que foram traduzidas no Brasil - apresentando as concepções do Método Natural. O objetivo central neste trabalho será analisar as influências e contribuições teóricas deste método para a educação do corpo em nosso país, através das atividades ginásticas implementadas em aulas de Educação Física, considerando que dentro dos processos civilizatórios, a educação do corpo também se constituiu como mais um dos mecanismos de controle e disciplina social, sendo aplicado sistematicamente como uma proposta ideológica do Estado brasileiro para a formação do “novo homem” para servir o país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do corpo | pt_BR |
dc.subject | Método natural | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A educação do corpo nas décadas de 30 e 40: fragmentos do método natural de Georges Hébert na educação física brasileira | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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