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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13021

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo
dc.contributor.authorALMEIDA, Samanta Siqueira de
dc.date.accessioned2015-04-13T13:35:03Z
dc.date.available2015-04-13T13:35:03Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13021
dc.description.abstractA merenda escolar atua como ferramenta importante no ambiente da escola, garantindo o aporte nutricional necessário durante o período letivo e podendo constituir-se como fonte de diversos conhecimentos e saberes a respeito do campo da alimentação humana. Sendo assim, a escola representa um espaço privilegiado à realização de atividades promotoras da consciência alimentar. A identificação do cotidiano da merenda escolar e dos sentidos e significados que os atores envolvidos no processo de alimentação escolar atribuem a seu respeito compõe medida importante para conhecer como a mesma tem sido concebida na rotina das escolas e para auxiliar no planejamento de ações que a qualifiquem. Dessa forma, o presente trabalho identificou o cotidiano da merenda escolar e os sentidos e significados conferidos a ela pelos atores envolvidos no processo. Para isso, foi desenvolvida uma Pesquisa Social de campo de cunho qualitativo no EREM José Joaquim da Silva Filho no município de Vitória de Santo Antão/PE. Foram realizadas observações participantes sistemáticas e entrevistas. Os dados da realidade obtidos a partir das observações foram minunciosamente registrados e refletidos criticamente As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Pode-se concluir que a merenda ocorre efetivamente na escola, entretanto, a mesma não satisfaz aos gostos dos atores e a qualidade dos alimentos não demonstra estar em consonância com o que o se preconiza o PNAE. O entendimento sobre um bem cultural-histórico imperioso, como é o campo da alimentação e nutrição, ainda é limitado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectMerenda Escolarpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO cotidiano da merenda escolar: análise da experiência em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Humana e Meio Ambiente

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